Os titulares do Cadúnico precisam ficar atentos, pois a lista de documentos foi atualizada.
As mudanças no sistema de entrada do Cadastro Único foram anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS). Agora, exige-se novos documentos para quem quiser entrar ou se manter no banco de dados.
Para que você saiba quais são os novos documentos, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Alerta geral: titulares do Cadúnico precisam se apresentar com esses documentos
Conforme já dito anteriormente de maneira prévia, algumas modificações na lista de documentos exigidos para o Cadúnico foram feitas.
Com isso, além dos documentos obrigatórios, será necessário assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se com a veracidade das informações fornecidas ao Cadastro.
Assim, o Ministério do Desenvolvimento Social espera tornar o processo de cadastramento mais seguro e garantir a correta identificação do responsável pela família e do endereço da mesma.
O que é o termo de responsabilidade?
O termo de responsabilidade é um novo documento exigido para que as famílias possam se cadastrar no CadÚnico.
Assim sendo, as famílias que desejam entrar ou permanecer no Cadastro Único do Governo Federal agora precisam assinar esse termo de responsabilidade. Esse documento é uma forma de garantir que as informações prestadas sejam verdadeiras.
No entanto, famílias unipessoais em situação de rua estão isentas dessa exigência, seguindo um fluxo específico definido pelo MDS.
Além do termo de responsabilidade, os interessados em fazer parte do Cadúnico ainda precisam apresentar outros documentos.
Documentos obrigatórios para o titular do Cadúnico
Com as atualizações feitas na lista de documentos do CadÚnico, o titular do cadastro deve apresentar os seguintes documentos:
- RG ou CNH;
- CPF (de preferência);
- Título de Eleitor e;
- Carteira de trabalho.
Além disso, também é necessário comprovar o endereço de residência, o que pode ser um comprovante de endereço ou, na falta deste, uma declaração de residência assinada pelo Responsável Familiar (RF).
Ademais, as famílias já cadastradas devem comparecer até o CRAS para atualizar as informações e assinar o termo de responsabilidade.
Documentos obrigatórios para os outros membros da família
Além dos documentos exigidos para o titular, os outros membros da família também devem apresentar alguns documentos, tais como:
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou Casamento, e;
- Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho.
Com as mudanças no sistema de entrada do Cadúnico, o Ministério do Desenvolvimento Social alerta que os titulares e membros das famílias estejam cientes dessas novas exigências. Isso porque, a apresentação dos documentos corretos e a assinatura do termo de responsabilidade são fundamentais para garantir a veracidade das informações e o correto cadastramento no programa.
O que você achou sobre o fato de que os titulares do CadÚnico precisam se apresentar com novos documentos a partir de agora? Ah, e não se esqueça de repassar as informações que você recebeu. Afinal, todos precisam saber sobre essa atualização da lista de documentos do Cadastro Único!
Leia também: BENEFÍCIO LIBERADO de R$ 800 para inscritos no CadÚnico