As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 7 de abril, a Sexta-Feira Santa. No entanto, na quinta-feira, dia 6, o atendimento vai acontecer normalmente.
Canais remotos de atendimento INSS
É importante ressaltar que pelo telefone 135, também não haverá atendimento humano durante a sexta-feira (7), apenas o atendimento eletrônico.
Já no sábado (8), o atendimento será normal, das 7h às 22h (do horário de Brasília).
A saber, por meio do atendimento eletrônico, é possível obter informações sobre o benefício, saber o horário de agendamento para o próximo atendimento na agência ou ainda obter Informações de pagamento.
Ainda mais, as ligações para o 135 são gratuitas se forem feitas de telefone fixo. Quem usar o celular vai pagar apenas valor de uma ligação local.
Além disso, o ‘Meu INSS’ também estará disponível e funcionará sem interrupção, inclusive no final de semana e no feriado.
Em resumo, pelo ‘Meu INSS’, o cidadão tem acesso a mais de 100 serviços. Assim, pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial.
Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.
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Ação emergencial
O INSS está realizando uma Ação Emergencial de prioridade na análise de requerimentos de reconhecimento inicial de direito e manutenção de benefícios dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no Maranhão, vinculados às Gerências-Executivas São Luís e Imperatriz.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), atualmente o estado possui 51 municípios em situação de emergência. São 31.437 famílias afetadas, sendo que cerca de 6 mil estão desabrigadas ou desalojadas.
A ação, coordenada pela Superintendência Regional Nordeste em conjunto com as Gerências-Executivas do INSS em São Luís e Imperatriz, terá a duração até 14 de abril, podendo ser prorrogada.
Assim, abrange inicialmente a análise prioritária de 9.188 processos de reconhecimento inicial de direito requeridos até 31 de dezembro 2022, entre eles cerca de 1.300 de benefícios assistenciais e 1.900 aposentadorias.
Além disso, serão priorizados 425 requerimentos referentes a liberação de pagamentos de benefícios que estão pendentes de análise e conclusão.
Segundo o gerente-executivo do INSS em São Luís, Weslley Martins, diante da situação enfrentada pela população das áreas em situação de emergência e sendo o INSS o principal órgão de proteção social nos momentos de desemprego involuntário ou de incapacidade, a Gerência-Executiva de São Luís realizou estudo de viabilidade e nota técnica para realização da Ação Emergencial.
“Considero que a gestão precisa estar atenta de forma a atender a sociedade da melhor forma possível e com essa inciativa o INSS demonstra o seu comprometimento com os cidadãos atingidos pelas fortes chuvas no nosso Estado”, afirmou.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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