Com novos saques do FGTS liberado, trabalhadores têm possibilidade de uma renda extra o que deixa muita gente animada. A saber, essa renda se refere ao saque aniversário, uma forma de saque em que o trabalhador pode retirar até 50% do saldo do seu FGTS, tanto das contas ativas quanto das inativas.
Se você deseja entender melhor essa modalidade de saque ou quer saber se você também tem direito ao FGTS liberado, continue a leitura até o final e colocaremos você a par de todas as informações.
O que é o FGTS
Mesmo quem nunca trabalhou com carteira assinada, provavelmente já viu alguma notícia sobre o FGTS ou já ouviu falar sobre ele. Principalmente no período da pandemia, muito se falou neste assunto, devido a liberação do saque emergencial do mesmo.
A saber, FGTS ou Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, é uma reserva financeira que foi criada com o objetivo de proteger o trabalhador em caso de demissão. Assim, ele deve ser recolhido pelo ente empregador. Que faz o depósito em uma conta de acesso do trabalhador, que, por sua vez, pode ter várias contas ativas ou inativas. O FGTS assim como décimo terceiro, faz parte dos direitos e benefícios de um trabalhador.
Pois assim, em caso de demissão ou rompimento do vínculo empregatício, independente da situação ou do motivo, ele terá um fundo para garantir sua subsistência. Além de suprir suas necessidades, até se encaixar novamente no mercado de trabalho.
Contudo, é preciso esclarecer que existem eventuais situações em que o trabalhador não recebe o FGTS com o fim do vínculo empregatício, a exemplo de demissões com justa causa ou pedidos voluntários de demissões.
Quem tem direito ao FGTS liberado
Trabalhadores que desempenham suas atividades formalmente em qualquer categoria de trabalho têm direito ao saque. Assim, todos os que contam com recolhimento para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), também terão direito ao saque na modalidade de aniversário.
Dessa maneira, praticamente todos os trabalhadores de todas as classes, independente do local onde exerce seu trabalho (zona rural ou urbana), da forma de contrato (temporário, fixo, intermitente) ou da categoria (domésticos, atletas, safreiros) terão direito ao FGTS liberado.
Quando e como receber o FGTS liberado
A quantia ora liberada, apesar de ser um direito de todo trabalhador, não chega aos bolsos de todas ao mesmo tempo. Ademais, sendo referente a modalidade saque aniversário, ela segue um calendário pré definido que leva em consideração a data de aniversário do trabalhador.
Sendo assim, o trabalhador só pode sacar o valor do FGTS liberado no mês de seu aniversário, prazo que é prorrogável por mais sessenta dias. Dessa maneira os trabalhadores nascidos no mês de maio, tiveram as quantias liberadas para saque no primeiro dia do mês. Porém, terão até 31 de julho para tomar a decisão de sacar essa reserva.
Agora que você já sabe sobre o FGTS liberado, coloque essas dicas em prática e confira se você tem dinheiro para receber!