Já está disponível! A saber, o valor de benefícios e auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), referentes ao mês de janeiro, já pode ser conferido a partir desta terça-feira (23).
Para tanto, o cidadão deve contar com os canais de atendimento do órgão. Aliás, nos extratos já constam os reajustes referentes ao aumento do salário mínimo e a correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Calendário de pagamentos do INSS
De acordo com a divulgação do INSS, por meio de nota, os créditos para quem recebe até um salário mínimo começam a ser depositados no dia 25 de janeiro e terminam em 7 de fevereiro. São quase 26 milhões de beneficiários que terão o pagamento reajustado em 6,97%.
Ainda mais, quem recebe acima de R$ 1.412, valor do piso nacional, será pago em 1º de fevereiro. Esses beneficiários somam pouco mais de 13 milhões de pessoas, que terão um aumento de 3,71%.
Em complemento, no caso dos segurados que recebem acima do piso e que começaram a receber o benefício em 2023, os valores serão reajustados de forma proporcional ao mês de concessão, podendo variar de 0,55%, para quem passou receber em dezembro, até o percentual total de 3,71%, para quem passou a ser beneficiário em janeiro de 2023.
Confira a tabela de reajuste aplicável, na portaria do Ministério da Previdência Social.
Acompanhe agora a programação:
Até um salário mínimo
- Final do benefício 1 – 25 de janeiro;
- Final do benefício 2 – 26 de janeiro;
- Final do benefício 3 – 29 de janeiro;
- Final do benefício 4 – 30 de janeiro;
- Final do benefício 5 – 31 de janeiro;
- Final do benefício 6 – 1º de fevereiro;
- Final do benefício 7 – 2 de fevereiro;
- Final do benefício 8 – 5 de fevereiro;
- Final do benefício 9 – 6 de fevereiro;
- Final do benefício 0 – 7 de fevereiro.
Acima de um salário mínimo
- Final do benefício 1 e 6 – 1º de fevereiro;
- Final do benefício 2 e 7 – 2 de fevereiro;
- Final do benefício 3 e 8 – 5 de fevereiro;
- Final do benefício 4 e 9 – 6 de fevereiro;
- Final do benefício 5 e 0 – 7 de fevereiro.
Extrato do INSS
Por fim, cabe citar, afinal, quais são os canais para acessar o extrato do INSS. Assim sendo, saiba que é possível conferir o extrato e saber a data do pagamento tanto pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’, quanto pela Central 135.
Então, após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Por telefone, o atendimento fica disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Com informações da Agência Brasil e do Instituto Nacional do Seguro Social