Não vai ter fim ou está sob controle? A saber, o Boletim Infogripe, divulgado nessa quinta-feira (28), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que os estados de Rio de Janeiro e de São Paulo continuam tendo aumento de casos de Covid-19.
Sendo assim, de acordo com o coordenador do boletim, Marcelo Gomes, a circulação do vírus Sars-Cov-2 nesses locais continua levando a internações.
“No Rio de Janeiro continua tendo um ritmo de crescimento na curva de novos casos semanais de Covid-19. Em São Paulo, é um ritmo lento de crescimento, restrito, e assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada. Mas é um sinal de que está presente. Isto é, o vírus está circulando com maior intensidade, levando ao aumento das internações, principalmente nos grupos mais vulneráveis”, explica Gomes.
ALERTA! Onda de calor será ainda pior em outubro
Aumento de casos de Covid-19
Contudo, não é preciso pânico. Isso porque, segundo Gomes, esse cenário é restrito principalmente aos dois estados.
Entretanto, o pesquisador afirma que é importante manter o reforço em relação à convocação da população para que esteja em dia com a vacina contra a doença.
Vale destacar que o boletim usa como base os dados da semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro).
Então, nas últimas quatro semanas, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram provocados pela Covid-19. Entre os óbitos, a Covid-19 responde por 77,5%.
Avaliações
A Fiocruz recomenda que, diante das diferenças na disseminação da Covid-19, os serviços públicos de saúde apliquem avaliações locais para o acompanhamento da evolução das infecções no interior de cada estado.
Isso porque, a situação das grandes regiões metropolitanas não deve ser o único indicador para tomada de decisões locais pelos agentes públicos de saúde.
Contudo, ainda assim, a alta nas internações em dois dos três estados mais populosos do país é mais um alerta para a importância da imunização contra o coronavírus.
“Mantém-se, obviamente, o reforço em relação à convocação para a vacinação. Estar em dia com a vacina contra a Covid-19”, resumiu Gomes.
Confira ainda: Quando começa o HORÁRIO DE VERÃO 2023?
Nova variante da Covid-19
Por fim, cabe mencionar que o Espírito Santo (ES) confirmou a circulação da variante EG.5, popularmente conhecida como Éris, da Covid-19.
A saber, três amostras coletadas na sexta-feira (22), em pacientes que são da Grande Vitória indicaram a presença da nova variante.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no início da tarde desta quarta-feira (27).
Ainda mais, não há registro sobre a idade ou estado de saúde das pessoas, mas a pasta detalhou que os indivíduos não têm registro de viagem, condição que poderia aumentar o risco de exposição ao vírus.
Com informações da Agência Brasil
Veja também: BOLSA FAMÍLIA: Veja se você já foi DESBLOQUEADO e se ainda receberá o benefício neste mês