Atenção motorista! Mudanças no CTB podem gerar multas altas. Como todos sabem, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passa por modificações e melhorias periodicamente com o objetivo de manter as vias mais seguras.
Assim sendo, recentemente houve mais algumas mudanças, e para não correr o risco de levar altas multas e pontos na carteira, é preciso se atualizar sobre as novas regras.
Pensando nisso, separamos algumas das principais informações e mudanças no CTB para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Essas mudanças no CTB podem gerar multas altas
Desde o ano passado, as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) vem passando por diversas atualizações. Isso acontece porque o órgão busca atualizar essas diretrizes de acordo com as modificações feitas na legislação do Brasil e o comportamento dos próprios motoristas.
Assim sendo, aconteceram algumas no CTB recentemente, e para não precisar desembolsar altos valores de multas, os condutores precisam estar atentos às novas regras.
Quais são as mudanças no CTB que geram multas altas?
As mudanças no CTB que geram multas altas vão desde a punição por excesso de velocidade, até as regras para a condução de motocicletas.
Ademais, algumas alterações são positivas e trazem um alívio para os motoristas. Este é o caso da redução das multas por infração leve, que antes gerava uma penalidade financeira desnecessariamente alta.
No entanto, algumas outras são preocupantes, como por exemplo, o aumento no valor da penalidade financeira para quem estacionar em locais proibidos.
Veja abaixo 2 das principais mudanças nas regras do CTB para este ano.
Regra do excesso de peso
Nos últimos anos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu regras mais rígidas para o excesso de peso nos veículos. Essa medida tem o intuito de melhorar a segurança nas estradas, impedindo que cargas pesadas transitem em meio aos veículos menores, o que pode ocasionar graves acidentes.
Contudo, recentemente, o Contran estabeleceu uma nova tolerância em casos de sobrepeso, limitando a possibilidade de autuação dos motoristas por peso em excesso, usando como base o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro.
Essa medida vale apenas no ato da fiscalização. Assim sendo, caso esse limite seja ultrapassado, a multa pode chegar a R$191,54 a cada 500 kg a mais no peso.
NIC fixa para pessoas jurídicas
A NIC fixa para pessoas jurídicas é uma das novidades trazidas pelas novas regras de trânsito no Brasil. A Não Indicação de Condutor é uma multa aplicada quando a empresa não informa quem estava conduzindo o veículo no momento da infração. Prejuízos são causados por essa situação, uma vez que os pontos da multa não podem ser recebidos pela empresa e precisam ser encaminhados para uma habilitação de pessoa física.
Anteriormente, a multa do tipo NIC era multiplicada pelo número de infrações cometidas pelo veículo da PJ sem a indicação do condutor infrator. Agora, a nova regra estabelece que o valor da multa NIC é fixo: duas vezes o valor da multa pela infração registrada.
Agora que você já sabe quais são as principais mudanças no CTB que podem gerar multas altas, é só buscar mais informações para não correr o risco de ser autuado!