Os cortes no Bolsa Família (BF) causam preocupação entre os beneficiários do programa. Isso acontece porque muitos participantes do programa percebem que o pagamento não tem um valor fixo, podendo sofrer alterações tanto em relação aos grupos familiares, quanto em relação ao mês de pagamento.
Contudo, essas diferenças se devem a todas as mudanças que o programa sofreu com a sua reformulação no início deste ano. Entre as muitas alterações, as mais significativas foram a ampliação do valor base e a inclusão de pagamento de bônus extras.
Em contrapartida, houve também um grande número de cortes e diminuição de valores pagos a alguns beneficiários. Assim, os titulares do programa se perguntam quais seriam os motivos que levam à redução ou cortes no Bolsa Família.
Você também tem curiosidade sobre os motivos que podem reduzir ou cancelar o benefício do BF? Então, não perca nenhuma informação deste texto, ele explica porque isso pode acontecer!
Por que cortes no Bolsa Família preocupa tantas pessoas?
O programa Bolsa Família atende uma grande parcela da população brasileira, afinal ele é o programa social mais importante em execução no Brasil. O objetivo do BF é dar a garantia de que a população de baixa renda possa adquirir a alimentação e demais itens necessários para uma subsistência digna.
Assim, ele contempla de maneira especial, as famílias que vivem em vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, qualquer alteração que tenha relação com esse benefício com um papel relevante para um quantitativo tão elevado de brasileiros pode gerar preocupação, pois ele representa uma possibilidade de renda e de melhoria na qualidade de vida da população.
Principais medidas que o programa sofreu em sua reestruturação
Primeiramente, conforme citamos no início do texto, o programa sofreu alterações que impactaram significativamente a vida da população que vive na extrema pobreza ou pobreza.
Assim, uma medida importante que se aplicou ao auxílio, foi a ampliação do piso, que garantiu valor capaz de proporcionar a aquisição dos itens básicos.
O valor mínimo do programa social passou a ser R$ 600 por família. Além do mais, houve a implantação no Bolsa Família de vários pagamentos extras, visando atender aquelas famílias com maior quantitativo de membros. Partindo do princípio que, quanto mais componentes um grupo familiar possui, menos recurso per capita acaba recebendo na divisão do piso.
Motivos que podem gerar cortes no Bolsa Família
Por fim, vale lembrar que as regras naturais do programa podem acabar gerando cortes no Bolsa Família. Uma vez que a configuração do grupo familiar pode mudar de um mês para o outro.
Contudo, entre os motivos que o titular deve ficar muito atento para não se surpreender com cortes no valor do seu benefício é referente a duas atividades do próprio beneficiário.
Primeiro, um comportamento que pode provocar corte no valor do benefício é o gasto antecipado do recurso. Afinal, se o titular fez o empréstimo consignado de uma margem do pagamento (enquanto o benefício ainda era o Auxílio Brasil), ele irá receber menos.
Segundo, se algum membro do grupo familiar entra para o mercado de trabalho e passa a ter nova fonte de renda, consequentemente o benefício sofre a redução para a metade do valor.
Agora que você já conhece os motivos geradores de cortes no Bolsa Família, fique atento para não se surpreender com o valor do seu benefício. Volte para mais informações.