Alerta Geral! Hoje nós vamos passar algumas informações sobre o fato de que esta nova regra do Auxílio-Doença deixa trabalhadores alarmados. Recentemente, o Governo modificou as diretrizes para que um possível beneficiário possa receber o Auxílio-Doença.
Com a mudança, muitos trabalhadores ficam preocupados, afinal, o risco de perder o emprego sempre existe e, caso precisem solicitar o auxílio, podem não ter direito a esse benefício por não atender a nova regra. Buscando ajudar você a entender melhor essa mudança, reunimos algumas das principais informações sobre o Auxílio-Doença para te passar.
Por isso, não deixe de ler até o final para saber tudo sobre a mudança feita no Auxílio-Doença que deixa trabalhadores alarmados.
O que é o Auxílio-Doença?
O Auxílio-Doença, também conhecido como benefício por incapacidade temporária, é uma prestação oferecida pelo INSS, para trabalhadores que se encontram temporariamente impossibilitados de exercerem suas atividades profissionais devido a doenças ou acidentes.
O benefício garante ao empregado proteção financeira durante o período em que ele estiver afastado do trabalho por motivo de saúde, possibilitando que o mesmo possa se recuperar sem ter que lidar com a preocupação com a perda de renda. O valor do Auxílio-Doença é equivalente a uma porcentagem do salário de contribuição do trabalhador, que varia de acordo com o tempo de contribuição.
Quem tem direito ao Auxílio-Doença?
O benefício por incapacidade temporária do INSS é uma medida de proteção social que destina-se a trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, ficaram temporariamente incapacitados para o trabalho. De acordo com a legislação previdenciária, têm direito ao benefício os trabalhadores que são segurados do INSS, ou seja, que contribuem para a Previdência Social.
Para acessar o benefício, é necessário cumprir um período de carência de 12 contribuições mensais. Exceto nos casos de acidentes de trabalho, doenças profissionais ou doenças graves especificadas em lei.
Qual é a nova regra do Auxílio-Doença que deixou os trabalhadores alarmados?
Recentemente, o Governo Federal aprovou uma medida que permite a concessão do benefício por incapacidade sem a necessidade de perícia médica. No entanto, é importante ressaltar que essa medida não é válida para todo mundo.
A mudança é aplicável apenas para o auxílio por incapacidade comum, enquanto o auxílio por incapacidade temporária comum e o acidentário, direcionado às doenças relacionadas ao trabalho, não estão incluídos. Além disso, a análise documental sem a presença do perito médico só será disponibilizada caso a fila da perícia ultrapasse 30 dias.
A nova regra permite que a análise ocorra com base na documentação apresentada pelo solicitante do benefício. Dessa forma, é possível reduzir a demora na concessão do auxílio e agilizar o atendimento daqueles que realmente necessitam. Porém, é importante destacar que não se deve utilizar a medida de forma indevida, e apenas aqueles que realmente precisam devem solicitar o benefício.
Agora que você já sabe tudo sobre a nova regra do Auxílio-Doença que deixa trabalhadores alarmados, é só ficar atento para não perder seu benefício!