O número de golpes aumentou muito nos últimos tempos. Assim, já é possível até listar os golpes mais aplicados nos aposentados e pensionistas do INSS.
Então, está se tornando comum e corriqueiro, receber ligações ou mensagens de golpistas tentando se passar por servidor do INSS.
Desse modo, são feitas perguntas que envolvem dados e/ou benefícios da previdência.
Não raro, os segurados acabam fornecendo dados e descobrindo da pior forma que não passavam de fraude. Contudo, é possível evitar ficando atento, pois o INSS normalmente não mantém comunicação com os segurados. Assim, a não ser em situações pontuais, servidores do Instituto não entram em contato com os beneficiários.
Quer mais informações sobre este assunto tão preocupante e ainda conhecer os golpes mais aplicados? Continue lendo até o final.
Principais meios usados para os golpes
Primeiramente, é importante reforçar que nos golpes mais aplicados os criminosos procuram diversificar as formas e os meios. Assim, conseguem surpreender e atingir mais cidadãos. Porém, é possível identificar os principais meios mais comuns, que esses bandidos utilizam, são eles:
- As mensagens (SMS, WhatsApp);
- Ligações (telefone celular e fixo);
- E-mail.
Conhecendo os golpes mais aplicados
Conforme mencionamos acima, existe uma infinidade de golpes, à medida que um se torna muito visado, os golpistas buscam inovar. Entretanto, eles mantêm alguns padrões, sendo possível reconhecer algumas características.
Golpe do agendamento de consulta pericial ou informar exigência no requerimento de benefício
Esse golpe teve origem na pandemia, devido a necessidade que a autarquia teve de manter contato com os segurados.
Com o adiantamento das perícias médicas, em consequência do fechamento das agências, na reabertura, servidores do instituto realmente precisaram fazer essa comunicação para reagendar esses procedimentos.
Desse modo, os criminosos aproveitam dessa situação que gerou certa credibilidade, para efetuar ligações aos segurados, nas quais solicitam dados.
Um dos golpes mais aplicados: valores atrasados para receber
Já nesse crime, a tática é entrar em contato com o segurado, informando que ele possui valores atrasados referentes ao seu benefício para receber.
No entanto, o criminoso informa que para resgatar esses recursos o segurado precisa pagar uma taxa de custo de serviços, para conseguir liberar o saldo a que tem direito. Comumente o golpista fornece uma conta para o depósito.
Golpe do bloqueio no benefício
Assim, esse é mais um dos golpes mais aplicados, e consiste em obter os dados do segurado para uso em fraudes ou compras.
Aqui, o golpista entra em contato com a pessoa e alega que houve um bloqueio no benefício, ou de que pode haver esse bloqueio. Assim, para desbloquear ou para evitar o bloqueio o segurado precisa fornecer alguns dados.
Golpe do aumento do valor do seu benefício
Enquanto isso, nesse crime o atrativo é a promessa de um aumento considerável no benefício. Isso faz que ele se destaque entre os golpes mais aplicados, pois a maioria dos segurados sonham com a possibilidade de um aumento no benefício. Dessa maneira, o segurado se torna uma vítima muito suscetível a cair.
Agora que você conhece os golpes mais aplicados nos segurados do INSS, fique atento para não ser mais uma vítima. Compartilhe conosco se você já sofreu alguma tentativa de fraude!