O aplicativo Caixa Tem é utilizado pelos brasileiros como uma poupança Social Digital da Caixa Econômica Federal. Essa conta é disponibilizada pelo Governo Federal para viabilizar o pagamento de benefícios sociais, como é o caso do Bolsa Família, por exemplo.
Dessa forma, como acontece com as outras contas digitais, a plataforma permite que os usuários movimentem o saldo no aplicativo. Além disso, o sistema possibilita o pagamento de faturas, transferências via PIX, bem como recarga de celular. Também é possível realizar solicitação de empréstimos e muito mais.
Assim, é de extrema importância que os cidadãos utilizem a poupança digital, ou seja, o Caixa Tem, e a mantenham ativa, para assim conseguirem desfrutar de todos os benefícios e também, terem acesso aos valores depositados pelo Governo.
Apesar disso, algumas situações podem fazer com que a conta seja bloqueada e com isso, desabilite automaticamente o acesso aos serviços e pagamentos realizados na conta.
Motivos que podem bloquear o Caixa Tem
Antes de mais nada, o Caixa Tem pode ser bloqueado por alguns motivos. Mas, sobretudo, por razões relacionadas à segurança. Entre elas estão:
- Possíveis irregularidades no cadastro: Aqui, um aviso para procurar uma agência da Caixa surge assim que é feita a tentativa de login no aplicativo. Nesse caso, para resolver a situação, é necessário se dirigir a uma agência com documento de identificação em mãos e pedir a regularização do cadastro;
- Quando há muitos CPFs cadastrados no mesmo número de celular: Nesse caso, por questões de segurança, existe um limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. Assim, de acordo com a Caixa, basta pedir na agência mais próxima, a exclusão dos CPFs que não são necessários para o acesso ao Caixa Tem de seu telefone. Mas é importante se lembrar de levar um documento de identificação e também, os números dos CPF que deverão ser excluídos.
- Quando há um mesmo CPF cadastrado em muitos celulares: Um mesmo CPF não pode acessar a conta em vários celulares. Com isso, há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário. Dessa maneira, a orientação da Caixa é ir até uma agência com um documento de identificação em mãos e solicitar a exclusão dos celulares que não serão mais utilizados para acessar o aplicativo.
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Como fazer o desbloqueio do aplicativo?
Primeiramente, é importante destacar que a conta do Caixa Tem é bloqueada temporariamente. Sendo assim, após fazer alguns ajustes o usuário poderá voltar a ter acesso à plataforma. Então, para poder utilizar novamente o aplicativo, é fundamental que todos os dados sejam atualizados. A boa notícia é que, para isso, basta acessar o aplicativo que está disponível para Android e iOS.
Depois de ter acesso a página de acesso, basta informar o CPF e a senha. Em seguida, é necessário clicar na opção “Liberar acesso” e a partir daí, seguir todas as instruções fornecidas pela plataforma. Nesta etapa, caso o problema esteja relacionado aos dados, o acesso será liberado.
Passo a passo para desbloquear o Caixa Tem pelo WhatsApp
- Em primeiro lugar, entre no aplicativo Caixa Tem;
- Depois, acesse sua conta com seu CPF e senha;
- No menu presente dentro do aplicativo, encontre a opção “Liberar Acesso”;
- Em seguida, o usuário será encaminhado por meio no sistema de ajuda automática. Basta clicar no ícone disponível e acessar o link gerado para iniciar uma conversa no WhatsApp;
- Após fazer isso, basta seguir as orientações para envio dos documentos necessários para desbloquear o Caixa Tem.
Sobretudo, a Caixa informou que o processamento da ação pode demorar até 48h. Portanto, caso o acesso não seja liberado após esse período, o ideal é procurar uma agência mais próxima de sua casa. Para isso, é fundamental estar com seu documento de identificação oficial para que o dispositivo possa ser autorizado.
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