Ficar com pendências na Receita Federal pode significar dor de cabeça e prejuízo financeiro. Desse modo, é importante que o cidadão verifique sua situação junto à receita. Frequentemente a falta dessa consulta acaba por gerar complicações em situações de fácil solução, a exemplo de um simples erro de digitação no preenchimento da declaração.
Atualmente todo cidadão que apresenta renda anual acima de R$ 28.559,70 tem a obrigação de enviar a declaração de renda. Assim não terá problemas com o Leão, e eventualmente ainda pode receber restituição, que representa uma grana extra nas finanças pessoais.
Por outro lado, se você já perdeu o prazo para enviar sua declaração ou tem dúvidas se fez tudo certo, existe a possibilidade de realizar a consulta de forma online.
Esse texto explica sobre essa consulta e traz outras informações relevantes sobre o tema. Leia com atenção até o final!
Regras e prazos para não ficar com pendências na Receita Federal
Primeiramente vamos destacar a notoriedade do IR, que acaba sendo o imposto mais conhecido do sistema tributário do país. Isso acontece, sobretudo porque a maioria das pessoas físicas acaba tendo que fazer a declaração. Da mesma forma, acontece com as pessoas jurídicas que também tem essa obrigatoriedade se não quiser ter pendências na Receita Federal.
Porém, vamos pontuar a situação do contribuinte PF (Pessoa Física) que tinha entre as obrigações do primeiro semestre deste ano enviar sua declaração. Nesse sentido, cabe saber que esse dever é referente aos cidadãos que obtiveram no ano de 2022 rendimentos tributáveis igual ou superior a R$28.559,70.
Ao mesmo tempo, cabe destacar que além do valor dos rendimentos, o contribuinte precisa estar atento ao período definido para enviar a declaração do IR. Esse prazo se encerrou em 31 de maio. Ao mesmo tempo, a Receita Federal já iniciou o cronograma de restituições do imposto de renda.
Contudo, o número de declarações não atingiu as expectativas da secretaria, que era de aproximadamente 40 milhões de envios. Isso significa que existe um grande número de cidadãos com pendências na Receita Federal.
Como consultar a situação da declaração
Primeiramente é possível consultar os dados referente a sua declaração através da internet, pesquisando por consulta de restituição. Todavia, se desejar informações mais detalhadas deve acessar o portal Meu Imposto de Renda. Bem como, a página da Receita Federal, no e-CAC ou ainda pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Para ter acesso ao serviço e realizar a verificação é preciso utilizar as informações da conta Gov.br.
Como corrigir as pendências na Receita Federal
Por fim, as declarações que aparecem com pendências poderão ser corrigidas. Assim, se acaso não houve o envio do documento, aparecerá como declaração “omissa”. Portanto, nesse aplicativo ou no portal, o cidadão terá a oportunidade de averiguar se está em dívida com a secretária, ou seja, se está com alguma pendência na Receita Federal, devido a falta de envio da declaração.
Além disso, ao escolher a opção do ano de omissão, o contribuinte terá a chance de, além de descobrir os motivos da omissão, preencher uma nova declaração para o reenvio.
Agora que você já sabe como corrigir as pendências na Receita Federal não precisa passar dor de cabeça. Volte para mais informações.