A notícia de negociação de dívidas por parte de instituições financeiras, traz esperança para a população brasileira que enfrenta momento delicado em relação às finanças. Assim, milhões de indivíduos que se encontram com o nome negativado e com impedimento para acessar microcréditos ou ainda conseguir empréstimos, podem reverter essa situação.
Nesse sentido, neste dia 24 de julho, tem início uma chance para esse grupo de brasileiros resolverem suas pendências e voltar a negociar no crédito.
Quer saber mais sobre essa grande oportunidade de negociar as dívidas e voltar a ter acesso às diversas modalidades de créditos? Continue a leitura desse texto até o final!
Medidas do governo para negociação de dívida
O governo vem trabalhando para tentar ajudar os cidadãos a ter mais estabilidade financeira. Desse modo, lançou o programa Desenrola Brasil, que pretende facilitar a renegociação de dívidas em duas faixas de público.
A princípio, serão renegociadas dívidas do grupo que ficou definido como faixa 2. Devido a uma antecipação, a renegociação dessas dívidas já teve início neste mês de julho. Nessa faixa entram dívidas bancárias que serão negociadas diretamente entre instituições financeiras e o cidadão inadimplente.
Sobre o mutirão para negociação de dívidas do Renegocia!
Diferentemente do programa Desenrola Brasil, que a princípio está renegociando somente dívidas bancárias, o Renegocia! não impõe essa condição. Assim o cidadão pode negociar os mais variados tipos de débitos. Como contas de luz, telefone, cartões de loja, etc.
Além disso, o programa não estipula limite no valor da dívida e nem na renda do devedor.
Com o objetivo de realizar toda essa negociação de dívidas, houve a organização de um mutirão que teve início nesta segunda-feira (24).
Desse modo, o Renegocia! é mais um programa que pretende favorecer quem se encontra em dificuldade sem conseguir honrar seus compromissos financeiros. Essa iniciativa é uma parceria com a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e o Procon de todo o território nacional.
Conforme já mencionamos no início deste texto, essa ação teve início neste 24/07 (segunda-feira), e deve finalizar ainda na primeira quinzena do mês de agosto. A previsão é de que o encerramento deste programa aconteça no dia 11/08.
Algumas características do programa Renegocia!
Por fim, esse programa, que é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor e órgãos de proteção ao consumidor, não prevê limite ou base para que as pessoas possam participar.
Sendo assim, basta que o cidadão esteja com o nome com registro negativo nos órgãos de proteção, devido a dívidas de qualquer espécie ou valor. Ademais, é preciso que o cidadão esteja à disposição para renegociar os seus débitos.
Além de realizar o mutirão, a secretaria também se dispõe a proporcionar educação financeira e promover a conscientização sobre como consumir crédito de forma responsável. Essa iniciativa é uma forma de prevenir o superendividamento.
O que você achou de mais essa iniciativa para negociação de dívidas? Compartilhe conosco sua opinião.