O programa Bolsa Família (PBF) apresenta um caráter dinâmico, sofrendo alterações constantes em relação à entrada e saída de participantes e aos valores pagos. Embora esse movimento contínuo seja natural do programa social, os beneficiários precisam tomar cuidado para não ter o Bolsa Família bloqueado em agosto.
Nesse sentido, é preciso estar atento às regras e critérios próprios, tanto do PBF quanto do CadÚnico. Portanto, para evitar bloqueio do benefício é necessário manter suas informações sempre em dia. A exigência é de que se atualize os dados pelo menos a cada dois anos. Entretanto, é bom manter a atenção para evitar que algum equívoco seja responsável por interrupções desnecessárias nesse auxílio tão importante para mitigar a vulnerabilidade social e a insegurança alimentar no país.
Esse texto traz todas as informações que você precisa para evitar bloqueio nessa ajuda de custo vinda do governo. Leia com atenção até o final para ficar por dentro das últimas novidades do PBF!
BOLSA FAMÍLIA: Beneficiários agora podem verificar seus cadastros antes do pagamento de agosto
Importância da colaboração dos brasileiros para atingir os objetivos do PBF
Primeiramente é importante lembrar que a criação e a reestruturação do programa social de redistribuição de renda mais importante do país teve como objetivo exterminar a miséria no Brasil.
Contudo, para que o Bolsa Família cumpra o papel de garantir uma vida digna aos cidadãos brasileiros é preciso que haja o cumprimento de regras. Elas possibilitam o uso adequado dos recursos, fazendo com que o auxílio chegue em quem realmente necessita, conseguindo mitigar a pobreza e a vulnerabilidade social.
Todavia, isso só será possível se o governo puder contar com a ajuda de todos na luta para atingir o objetivo da proposta.
O que pode levar o beneficiário a ter o Bolsa Família bloqueado em agosto
Então é necessário que os brasileiros que recebem o auxílio colaborem no cumprimento dos critérios para enquadramento no programa. Além disso, fazer a inscrição no CadÚnico, para se tornar parte desse banco de dados tão importante para os programas sociais do governo, é a única forma de acesso ao Bolsa Família.
Portanto, erros ou fraudes nesse sistema de dados é o principal motivo para o bloqueio do benefício.
Sendo assim, cidadãos inscritos, cujos dados apresentam inconsistência por tentativa de golpes ou por falhas durante o preenchimento do cadastro podem fazer com que o benefício seja bloqueado, até a regularização das informações.
Como agir para não ter o Bolsa Família bloqueado em agosto
Cabe ressaltar que o beneficiário do programa deve cumprir as regras tanto do Bolsa Família quanto do CadÚnico, pois o Cadastro Único possui regras específicas que podem ter diferença das normas do PBF. E ambas exigem cumprimento por parte das famílias que se beneficiam do auxílio.
Conforme mencionamos no tópico anterior, as informações que o titular do benefício fornece no ato da inscrição ao cadastro único do Governo Federal devem passar por atualização periodicamente.
Sendo assim, atualizar os dados tanto pessoais como de todos os comprovantes da família no CadÚnico é a primeira ação para evitar bloqueio ou cancelamento no pagamento do benefício.
Ainda de acordo com que expusemos anteriormente, existe a obrigatoriedade de atualização a cada dois anos, ou ainda se houver mudanças na configuração familiar. A exemplo de alterações na renda do grupo, mudança de endereço, troca de número de telefone, óbito ou nascimento de novo membro na família.
Agora você já sabe como agir para não ter o Bolsa Família bloqueado em agosto, atualize seus dados no CadÚnico. Volte para mais informações.