Um novo golpe está colocando em risco os beneficiários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O golpe no FGTS, é uma nova modalidade de crime que bandidos encontraram para extorquir dinheiro dos cidadãos.
Apesar do grande número de golpes existentes, nas mais diversas modalidades. Ainda existe êxito nessas ações, e muitas pessoas pagam preços altos pelo descuido ou confiança em exagero.
Na maioria das vezes o golpe envolve formas de acessar, clonar ou roubar dados do cidadão.
Afinal, os criminosos só continuam alcançando êxito em seus golpes porque os cidadãos continuam ignorando a existência deles.
À medida que os golpes aumentam, aumentam também as campanhas de combate à desinformação. Entretanto, ainda não atingem todas as pessoas, e muitas delas ainda caem em golpes conhecidos. Dessa forma, o aparecimento de um golpe novo como o golpe do FGTS, gera preocupação.
Dinâmica do golpe do FGTS
A princípio o golpe tem como foco as redes sociais do indivíduo. Assim, utilizando-se de anúncios, os criminosos compartilham, em momentos aleatórios, mensagens nas redes sociais de qualquer usuário, despertando o interesse das possíveis vítimas. Dessa forma o anúncio garante o desbloqueio de juros do FGTS. Contudo, para desbloquear esses juros é necessário utilizar um aplicativo e para baixá-lo o usuário precisa pagar um determinado valor.
Normalmente, o golpe do FGTS, traz um vídeo, que veicula uma propaganda, onde os golpistas prometem os tais desbloqueios. Ao mesmo tempo, justificam que estão efetuando a consulta e calculando o total de juros existentes. Desse modo, para dar veracidade, o vídeo traz uma, que conta com fragmentos de jornais televisivos antigos, onde existem informações verdadeiras sobre a liberação do fundo, porém fora do contexto. Entretanto, fazem afirmações mentirosas sobre o interesse do governo em não divulgar essa possibilidade de saque dos juros de um valor estimado entre 5 e 13 salários.
Como se efetiva o golpe do FGTS
Por fim, os bandidos simulam um valor de saldo para apresentar. Afirmando que o indivíduo tem essa quantia disponível para saque. Esse é, portanto, o momento da consumação do golpe, assim, para dar continuidade ao processo, a vítima deve clicar no ícone “Desbloquear saldo”. Para prosseguir, devem fornecer nome e sobrenome, endereço de e-mail, número de telefones (fixo ou celular), dados do cartão de crédito (número, validade, mês, ano, código verificador/CVV, nome impresso no cartão) ou Pix para pagar o aplicativo necessário para o resgate.
O que diz a CEF sobre o golpe
De acordo com declarações da CEF, esse anúncio é totalmente inverídico, não passando de um novo golpe, com promessas falsas. Segundo a instituição financeira, que é responsável pela gestão dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, essa modalidade de saque, referentes a juros de contas com vínculo ao FGTS nunca existiu. Reforçou, ainda, que os meios que a instituição utiliza para repassar informações sobre o FGTS são diferentes.
Assim a CEF reafirma, que canais de acesso à informação sobre o FGTS, são as próprias agências da Caixa, o app do FGTS e os sites oficiais www.caixa.gov.br/fgts ou www.fgts.gov.br.
Comente conosco se você já ouviu falar ou viu em suas redes sociais esses anúncios referente ao golpe do FGTS.