Você está sofrendo com as intensas ondas de calor dos últimos dias? Está no time daqueles que acham que uma leve frente fria poderia amenizar a saúde de muita gente? Então, não pode perder as últimas informações da previsão do tempo.
A saber, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os próximos dias a ocorrência de grandes volumes de chuva, com temporais e possível queda de granizo, principalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Ainda mais, a instabilidade ganha força à medida em que o ar quente do Brasil Central e Sudeste se encontra com o ar frio ao sul do estado gaúcho.
Mega-Sena tem NOVO SORTEIO nesta terça-feira (26)! Veja qual o valor do prêmio
Vai ter frente fria em todo o país?
Vale destacar que até a próxima quarta-feira (27), a previsão indica volumes em torno de 100 milímetros (mm), podendo superar este valor em parte do Rio Grande do Sul, especialmente da faixa central até o leste do estado, além dos arredores da Região Metropolitana de Porto Alegre e parte do sul gaúcho.
Além disso, devido à formação de um novo sistema de baixa pressão (ciclone extratropical) na costa do Rio Grande do Sul, no fim desta terça-feira (26), e ao longo da quarta (27), haverá o aumento da intensidade das rajadas de vento no estado, superando os 70 km/h.
Então, o ciclone vai se deslocar para alto mar na quarta-feira (27), organizando uma frente fria e provocando temporais entre Santa Catarina e São Paulo.
E não vai ficar por aí! Na quinta-feira (28), as temperaturas também vão cair de maneira acentuada no estado gaúcho, com mínimas de aproximadamente 3ºC na Campanha Gaúcha e nos pontos mais altos da Região Sul, e de 9°C em Porto Alegre.
Confira também: Veja o prazo para atualizar o NOVO RG
Previsões por região
Vamos dar uma passada por todas as regiões para saber como vai se comportar a frente fria que está por vir.
Sul
No Sul, as temperaturas devem começar a cair durante a semana. Aliás, a região já era a com o clima mais ameno do Brasil.
Sudeste
A semana na região Sudeste continuará com o calorão em todas as capitais. No entanto, na quinta-feira (28), as temperaturas devem cair com a frente fria que se aproxima.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, os termômetros devem abaixar mais de 10°C de quarta para quinta, com as máximas passando de 35° para 20° e de 37°C para 22°C, respectivamente. Em Vitória, a queda será de 37°C para 27°C.
Centro-Oeste
Apesar de manter o calorão, o Centro-Oeste deve ter chuvas durante esta semana. Campo Grande e Cuiabá terão pancadas de chuvas isoladas a partir de quarta-feira (27).
Em Cuiabá, as temperaturas vão continuar subindo e devem atingir os 43°C na segunda e na terça.
Nordeste
Todas as capitais do Nordeste terão mais de 30°C durante a semana, sendo Teresina a mais quente, com os termômetros alcançando 39°C.
Norte
Por fim, Palmas deve ser a capital mais quente da região Norte nesta semana. A saber, a temperatura deve se manter em 39°.
Além disso, há previsão de pancadas de chuvas isoladas durante toda a semana em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Com informações do INMET
Veja ainda: AUXÍLIO BRASIL: pagamento de R$ 56 BILHÕES a quase 4 milhões de brasileiros; veja quem vai receber