O Nubank avisou seus clientes sobre um novo golpe chamado “conta bloqueada”. É uma fraude em que os golpistas enviam mensagens assustadoras alegando problemas na conta e pedem para ligar para resolver. Porém, na verdade, o objetivo deles é roubar dinheiro por meio do sistema de pagamento Pix.
Contudo, é importante ressaltar que o Nubank está trabalhando para combater essas fraudes e informar os usuários sobre essas práticas maliciosas.
A seguir, reunimos todas as informações necessárias para você se proteger desses problemas.
Como funciona o golpe da conta bloqueada no Nubank?
Bem, tudo acontece quando um cliente recebe um SMS suspeito de um número desconhecido e liga de volta. Assim, essa pessoa acaba falando com um golpista que se passa por representante do Nubank.
Surpreendentemente, o golpista tem informações pessoais do cliente, como nome completo, data de nascimento e até mesmo o número de CPF, o que faz parecer que o contato é legítimo.
Desse modo, o golpista ganha a confiança da vítima e pede para ela realizar várias ações dentro do aplicativo do banco, fazendo-a acreditar que está seguindo procedimentos de segurança ou resolvendo problemas na conta.
Durante esse processo falso, o cliente pode acabar fornecendo mais informações aos golpistas, tornando-se ainda mais vulnerável a outros tipos de golpes.
No final, o golpista pede que a vítima envie dinheiro através do Pix para “liberar” a conta. Eles afirmam que o valor será estornado após a verificação, mas isso não acontece.
Assim, após obterem essas informações, os golpistas podem realizar transações não autorizadas, fazer compras fraudulentas em nome da vítima e até mesmo obter empréstimos ou abrir contas bancárias usando a identidade dela.
Infelizmente, os danos financeiros e emocionais resultantes dessas atividades criminosas podem ser intensos e de longo prazo.
Veja também: Entenda como solicitar vários empréstimos no Nubank
Falso atendimento
No Brasil, desde pelo menos 2021, tem sido comum utilizar o prefixo 0800 em ligações fraudulentas para dar uma aparência autêntica aos golpes.
Assim, essa mesma estratégia é usada no golpe da conta bloqueada do Nubank.
No ano passado, a empresa de inteligência cibernética Agari relatou um aumento de 625% nos golpes de falso atendimento, que também podem envolver e-mails de phishing ou ligações diretas aos clientes de bancos brasileiros.
Veja também: Nubank Ultravioleta: veja como conseguir o seu!
Como evitar esse e outros golpes envolvendo o Nubank?
Por fim, é importante deixar claro que o bloqueio de conta no Nubank mencionado nas mensagens de texto falsas não é real.
Entretanto, se você suspeita que o aviso possa ser verdadeiro, é altamente recomendado entrar em contato com a central de atendimento oficial do banco.
Além disso, também é importante ter cuidado com telefonemas que falam sobre problemas na sua conta ou pedem senhas, informações pessoais ou financeiras.
Sendo assim, nunca forneça informações sensíveis por telefone, nem faça pagamentos ou transferências via Pix.
Veja também: Nubank: Entenda como funciona a nova fase do plano de descontinuidade do programa de BDRs
Dicas para evitar golpes
Assim, para manter-se seguro e proteger sua privacidade, existem algumas medidas que você pode adotar para se proteger de possíveis golpes. Veja-as a seguir:
- Primeiramente, ignore ligações, mensagens de texto ou contatos desconhecidos, seja por WhatsApp ou SMS;
- Mantenha seu celular e os softwares atualizados para se beneficiar das correções de segurança mais recentes e evitar vulnerabilidades exploradas por pessoas mal-intencionadas;
- Jamais revele suas senhas ou códigos de acesso a qualquer pessoa;
- Por fim, evite clicar em links recebidos de fontes desconhecidas, pois eles podem levar a sites maliciosos que tentam roubar informações ou instalar malware em seu dispositivo.
Veja também: Novidade do Pix Nubank surpreende usuários! Confira