Já se tornou corriqueiro na vida do brasileiro ter que se preocupar com golpes a cada ligação, a cada mensagem, pois os golpistas vão inovando. Entretanto, um golpe que é recorrente, e muitas vezes até repetitivo, é o que envolve a venda de carros usados.
O momento da aquisição do carro próprio é mágico, pois em virtude da paixão dos brasileiros por carro, envolve muitos sonhos. E a compra de um automóvel que já esteve rodando exige várias análises, especialmente o preço e condições gerais do veículo. Ademais, um fator que exige atenção redobrada se refere às fraudes, a emoção da compra pode acabar distraindo o comprador que se torna presa fácil.
Esse texto traz uma lista que a Visão Total, uma rede de vistorias, com atuação em várias regiões do país, apontou sobre os principais golpes nesse setor. Leia com atenção para não perder nenhum detalhe!
Venda de carros usados e o golpe da adulteração da quilometragem
Primeiramente, é importante lembrar que esse é um golpe muito comum, então o comprador deve sempre desconfiar de carros com quilometragem incompatíveis com outras características.
Assim, para não se tornar vítima desse golpe basta um laudo cautelar, que vai apontar se há qualquer adulteração na programação do automóvel, impedindo a aprovação da inspeção. Em alguns casos é possível detectar a alteração, observando outras informações de rodagem, que algumas marcas trazem em outras peças do veículo, como o câmbio.
Portanto, para alcançar êxito na adulteração é preciso alterar mais que o hodômetro.
O golpe na venda de carros usados que passou por leilão
De maneira semelhante ao golpe anterior, esse também é muito comum. Então, como até pouco tempo, era possível apagar o histórico que apontava que um veículo passou por leilão, essa fraude se tornou corriqueira.
Segundo o diretor da Visão Total, para detectar esse golpe também basta o laudo cautelar que mostrará eventual problema no histórico do automóvel. Contudo ele alerta que o laudo mais simples não é capaz de apontar que o carro passou por leilão.
Fraude para disfarçar carros sinistrados
Apesar de parecer uma tarefa fácil identificar danos e reparos em um carro, às vezes é impossível detectar um sinistro só com a análise.
Nesse sentido, Costa destaca que sinistro nem sempre envolve acidentes graves, pode ser algo mais moderado e que mesmo assim provoca desvalorização do veículo. Desse modo, também se aconselha o laudo cautelar, que possibilita detectar avarias na estrutura do carro e anotar em seu histórico.
Além desses golpes que detalhamos, existem vários outros, a exemplo de carros com restrições que não permitem a transferência. Normalmente isso acontece quando há atraso nos tributos, ações judiciais por inventário ou por crimes envolvendo o automóvel.
Por fim, existem ainda os veículos com multas que não aparecem na hora da compra e acabam chegando mais tarde. Contudo, para evitar essa situação, basta um contrato entre vendedor e comprador. Neste acordo, deve constar que a responsabilidade por multas, anteriores a compra, fica a cargo de quem vendeu o veículo.
Agora você sabe da possibilidade de golpe na hora da venda de carros usados. Fique esperto e siga as dicas acima. Volte para mais informações.