Uma recém-nascida com apenas poucos dias de vida foi resgatada de um bueiro no bairro de Ghatkopar, situado na cidade de Mumbai, na Índia. A criança que foi abandonada vestindo apenas uma camiseta, só foi identificada após um alerta dado por gatos, que conseguiram chamar a atenção das pessoas que passavam ao redor.
A recém-nascida estava gelada quando foi retirada da água de dentro do bueiro, mas agora já está sob os cuidados médicos em um hospital legal e passa bem durante monitoramento. Relatos contam que a criança foi salva porque as pessoas que estavam perto do bueiro onde ela foi encontrada, estranhou a atitude dos gatos que apresentavam um comportamento impaciente e com miados excessivos em volta do bueiro.
A atitude dos bichanos chamou a atenção, e levou algumas pessoas a sanar a curiosidade sobre o porquê daquele comportamento. Foi então que, ao se aproximarem do bueiro, avistaram a recém-nascida. De acordo com a policial, Sheetal Sonawane, em entrevista ao jornal Times of India, a bebê estava congelando quando foi retirada da água. “Seus braços já estavam ficando azulados. Pedimos um pouco de água morna e um pano para limpá-la”, contou.
A policial também disse que o bueiro tem cerca de 70 cm de espaço e conta com um fluxo de água relativamente intenso. Ao ser resgatada, a recém-nascida estava virada de lado, e o choro bastante fraco. Estimativas indicam que ela havia sido abandonada no local há mais de uma hora.
Além do mais, a pessoa que a jogou no bueiro, ainda se deu o trabalho de cobrir a entrada com tijolos para que a criança realmente não fosse encontrada. A menina ganhou o nome de Pari que significa fada em hindi. Tão logo ela se recuperar, será levada para adoção.
Agora, as autoridades se empenham para descobrir como a criança foi parar naquele bueiro. A resposta mais provável é que tenha sido abandonada pelos pais, uma atitude que, infelizmente, é bastante comum na Índia, se tratando de crianças do sexo feminino. Por razões econômicas, os índices de infanticídios de meninas e abortos de fetos femininos são extremamente altos no país.
A prática se torna ainda mais comum em famílias mais pobres, pois têm o hábito de enxergar as meninas como um fardo ou algo parecido, considerando o dote que as famílias precisam dar aos pais do noivo ao arranjarem o casamento. Por esta razão a Índia aprovou e decretou severas leis para aliviar essas práticas.
Para se ter uma noção um pouco melhor deste cenário, desde o ano de 1994, os médicos indianos são proibidos de comunicar o sexo do futuro bebê aos próprios pais da criança. No entanto, algumas famílias recorrem a métodos diversos para descobrir o sexo e optam pelo aborto quando ficam sabendo que se trata de uma menina.