Mais uma vez, o furacão Lee se fortaleceu voltando a ser um furacão de categoria 3. Agora, os ventos máximos sustentados de 190 km/h, apontaram imagens de satélite e dados de um avião caçador de furacões no último domingo, dia 10.
Assim, a tempestade poderosa vem oscilando em sua intensidade durante sua passagem no Atlântico e já estava previsto que passaria para categoria 4, que é muito perigosa, no final deste domingo, ou nesta manhã de segunda-feira (11), conforme aponta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
“Perigosas ondas e correntes de retorno começaram a atingir partes da costa Leste do sudeste (dos Estados Unidos) e se prevê que piorem e se espalhem para o Norte ao longo de grande parte da costa Leste dos EUA durante os próximos dias”, pontuou o Centro Nacional de Furacões em um comunicado.
Mais informações sobre o furacão Lee
Em resumo, há a previsão de que o furacão tenha uma desaceleração considerável conforme se desloca para Porto Rico, bem como para as Ilhas Virgens Britânicas e para o Norte das Ilhas Leeward.
Pode-se dizer que é cedo para determinar o seu percurso a longo prazo para o final desta semana e quão significativos poderão ser os impactos para os estados do Nordeste dos EUA, assim como Bermudas e Canadá.
Durante a última semana, o furacão fará uma curva para o Norte e irá se mover entre as Bermudas e a costa Leste dos EUA no final desta semana, eventualmente.
Nesse sentido, a costa Leste está se preparando para o mesmo tipo de grandes ondas e correntes de retorno que o Caribe enfrenta agora.
“As ondas geradas pelo furacão Lee estão afetando partes das Pequenas Antilhas”, destacou o Centro Nacional de Furacões nesta sexta-feira (8).
Além disso, as Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Ilha de São Domingos, Ilhas Turks e Caicos, Bahamas e Bermudas enfrentam ondas neste fim de semana, podendo assim, trazer condições de surf com risco de morte.
As ondas quebrando de 1,8 metro a 3 metros foram previstas para este domingo, conforme o escritório do Serviço Meteorológico Nacional em San Juan, Porto Rico. Aliás, ondas maiores eram esperadas esta semana nas praias voltadas para Leste e Norte.
“A erosão das praias e as inundações costeiras são possíveis”, publicação do escritório nas redes sociais.
Como se proteger em caso de aviso?
Proteger-se de um furacão requer planejamento e preparação com antecedência. Aqui estão algumas etapas importantes que você pode seguir para se proteger durante um furacão:
- Fique informado:
- Acompanhe as previsões meteorológicas e os avisos de furacões emitidos pelas autoridades competentes, como o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Brasil ou o National Hurricane Center (NHC) nos Estados Unidos.
- Mantenha um rádio de emergência com baterias ou um aplicativo de alerta de tempo no seu celular para receber atualizações.
- Planeje com antecedência:
- Crie um plano de evacuação que inclua a identificação de abrigos de emergência locais e rotas de fuga seguras.
- Tenha um kit de suprimentos de emergência pronto, que inclua água potável, alimentos não perecíveis, lanternas, pilhas, um kit de primeiros socorros, documentos importantes, roupas adequadas, e medicamentos necessários.
- Reforce sua casa:
- Reforce o telhado, portas e janelas, se possível, com proteções contra ventos fortes.
- Instale persianas de proteção nas janelas ou compre compensados de madeira para cobri-las em caso de necessidade.
- Certifique-se de que o sistema de drenagem ao redor da sua casa esteja funcionando corretamente.
- Evacuação:
- Se receber um aviso de evacuação, siga as instruções das autoridades e evacue imediatamente se for recomendado.
- Leve seu kit de suprimentos de emergência e documentos importantes com você.