Moradores das cidades baianas estão em estado de alerta. Após as fortes chuvas que atingiram o estado no último ano, deixando centena de desabrigados e mortos, as cenas parecem que voltaram a se repetir.
De acordo com o ‘G1’, até a manhã desta sexta-feira (02), 37 municípios baianos haviam registrado ocorrências por causa da chuva. Contudo, até o momento, não há registro de desaparecidos e nem de mortos.
Nesta sexta, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, prestou a solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas: “Minha solidariedade às famílias afetadas e muita força para recompor as perdas causadas pela chuva. Seguimos em alerta, empenhados, e trabalhando por toda Bahia, com equipes avaliando os danos e realizando intervenções estruturais necessárias para restabelecer as áreas atingidas”, disse em publicação realizada no Twitter.
Segundo o governador, o foco no momento é cuidar das pessoas e preservar vidas. Rui Costa ainda relembrou os desastres que ocorreram há cerca de um ano: “Enfrentamos em 2021 um dos maiores desafios climáticos da história com o impacto das fortes chuvas que atingiram o estado. Quase um ano depois, estamos diante de uma adversidade da natureza que vamos enfrentar com muito trabalho, dando apoio fundamental aos municípios atingidos” disse.
Veja os números
De acordo com os dados das prefeituras, enviados à Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) até a tarde da última quinta-feira (1º), o estado da Bahia conta com 342 pessoas desabrigadas, 3.684 desalojadas e o número total de atingidos já passou de 50 mil.
Dentre os 37 municípios afetados pelas fortes chuvas, 10 decretaram situação de emergência, são eles: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda e Cachoeira. No vídeo abaixo você pode conferir a situação do município de Itabuna (BA):
Fortes chuvas atingem o município de Itabuna (BA); situação deixa população em estado de alerta. Saiba mais em: https://t.co/3dywZpblUN pic.twitter.com/S53obUt6fp
— brasil123 (@portalbrasil123) December 2, 2022
Previsão para os próximos dias
A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de fortes chuvas, ao longo desta sexta-feira (02), nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os locais mais afetados deverão ser o noroeste, central e litoral norte espírito-santense, os Vales do Mucuri, do Rio Doce e do Jequitinhonha, em Minas, e o sul e centro-sul baiano.
Veja também: NOVO SAQUE FGTS: Resgate pode ser feito até DIA 15 DEZEMBRO