Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram na Sessão Plenária desta quarta-feira (8), o requerimento que pede a abertura de uma nova CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Casa. Na prática, o objetivo é investigar a atuação da Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na capital paulista.
A saber, o pedido foi protocolado na Câmara pelo vereador João Jorge (PSDB). No documento, o parlamentar justifica a solicitação considerando a demora no restabelecimento da energia na cidade após a tempestade da última sexta-feira (3).
“Na data desse requerimento, milhares de consumidores ainda não tiveram sua energia restabelecida. Considerando os amplos danos e prejuízos causados devido à falta de energia para a municipalidade, considerando que os atuais problemas são apenas a culminação de uma série de crescentes de problemas enfrentados pelo consumidor paulistano em relação ao fornecimento de energia”, diz o texto.
Dinheiro esquecido: Mais de R$ 7 bilhões ainda estão disponíveis para resgate
Serviço da Enel
De acordo com o vereador, os paulistanos têm enfrentado recorrentes problemas com a distribuição de energia.
Assim sendo, João Jorge cita ainda que após a Enel ter assumido o controle da Eletropaulo, em 2018, houve redução de 36% no quadro de funcionários.
Segundo o parlamentar, “as reclamações sobre o serviço prestado dispararam no período”.
Então, entre as justificativas, o documento também considera o “atraso no cronograma de investimentos que deveriam ser feitos pela concessionária em melhorias que poderiam evitar alguns dos problemas relatados”.
CPI
Cabe mencionar que a CPI será formada por sete integrantes, respeitando a proporcionalidade partidária da Casa. A Comissão terá prazo inicial de 120 dias para apresentar o relatório final. O trabalho será presidido pelo vereador João Jorge.
Em complemento, vale citar que irão compor ainda o colegiado os parlamentares Thammy Miranda (PL), Senival Moura (PT), Milton Ferreira (PODE), Ricardo Teixeira (UNIÃO), Jorge Wilson Filho (REPUBLICANOS) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL).
Por fim, é importante destacar que o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Milton Leite (UNIÃO), informou que a instalação da CPI será nesta quinta-feira (9), às 13h.
Confira ainda: Descanso garantido: Veja onde é FERIADO no dia 20 de novembro!
Prazo não atendido pela Enel
Cabe ressaltar que na manhã desta quarta-feira (8), segundo os cálculos da Enel, ainda havia mais de 11 mil de imóveis na cidade sem energia, desde a tempestade da última sexta-feira (3).
Vale lembrar que a empresa privada havia se comprometido a restabelecer o fornecimento até terça-feira (7), o que não ocorreu.
Fonte: Câmara Municipal de São Paulo
Veja também: Aconteceu! Reforma Tributária é APROVADA no Senado; confira os detalhes