Alguns clientes estão reclamando que os bancos estão adiantando o vencimento das faturas dos cartões de crédito. O problema é que isso estaria acontecendo sem aviso prévio pela maioria das instituições. Recentemente, noticiamos aqui no Brasil123 que o C6 Bank estava retirando e diminuindo o limite dos cartões de clientes.
Além disso, noticiamos também que o Banco Inter mudou os vencimentos das faturas. Contudo, clientes acusam outros bancos de não avisarem que mudaram o vencimento do cartão de crédito. As instituições negam o fato.
Cartão de crédito em tempos de crise
Os cartões de crédito viraram o assunto nos últimos meses. Alguns clientes estão com os produtos cancelados, enquanto outros tiveram os limites diminuídos. Contudo, a grande maioria das instituições negam que estão fazendo essas movimentações, o que irrita ainda mais os clientes. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), há diversas reclamações registradas.
Para economistas, a medida não surpreende. Isso porque os bancos estão sofrendo bastante com as altas taxas de juros. Na prática, clientes estão se endividando e, com isso, deixam de pagar as contas com os bancos. Isso faz com que os bancos restrinjam o acesso ao crédito, limitando financiamentos, empréstimos e também o cartão de crédito.
Contudo, a reclamação não é, especificamente, sobre a mudança. Na prática, o fechamento da fatura e o vencimento tem um prazo de 40 dias, em média. Nesse período, todas as compras entram no próximo pagamento. Segundo o Instituto, a troca do vencimento sem aviso prévio representa quebra de contrato com alteração unilateral, o que configura uma ação passível de decisão judicial.
Ao G1, Nubank e Bradesco afirmaram que não fizeram quaisquer mudanças nos vencimentos. O Santander, por sua vez, não respondeu ao portal. Por outro lado, o Itaú afirmou que está trocando os vencimentos do cartão de crédito, mas que avisa com antecedência os clientes. Como dissemos anteriormente, C6 Bank e Banco Inter também avisaram os clientes da mudança.
Como evitar que isso aconteça?
Apesar de ser um fato generalizado, existem algumas chances de que isso não aconteça com você. Isso porque os bancos fazem uma análise individualizada de cada caso, o que permite que a troca seja revista e até mesmo revertida. Além disso, a estratégia também permite que você mantenha seu limite e, quem sabe, até possa aumentá-lo.
Para isso, basta usar o cartão de crédito com frequência, de forma que o seu limite fique apertado ao final do mês. Com isso, o banco entende que você precisa de mais limite para fazer as operações do dia a dia. Por outro lado, ao fazer isso, é preciso pagar a fatura em dia para que a estratégia dê certo. Assim, é preciso ter um bom processo de organização financeira.
Além do cartão de crédito, outra medida é utilizar outros serviços do banco, como Pix, financiamentos, empréstimos (caso necessário), seguros, previdências privadas e consórcios, entre outros. Isso fará com que o banco saiba tudo sobre a sua vida financeira e, com isso, tenha mais confiança em manter o seu limite.
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