A alergia alimentar em cães pode ser mais comum que você imagina. Por isso, é muito importante saber identificá-la, para que ela não se agrave e traga problemas sérios ao seu pet. Além disso, é importante entender quais os tratamentos disponíveis, para que você saiba as opções que tem na hora de cuidar dele. Por isso, entenda melhor sobre a alergia alimentar em cães, lendo a matéria abaixo.
Longevidade canina: 5 dicas para ajudar o seu cão a ter uma vida longa
Sintomas
Primeiramente, aprenda identificar os sintomas da alergia alimentar em cães, que seu cão pode apresentar se estiver com uma. O sintomas listados abaixo não precisam aparecer todos de uma vez, para indicar a alergia alimentar. Muitas vezes o animal apresenta apenas um deles. Por isso, fique atento ao que seu cão demonstrar através do seu comportamento e saúde. Veja quais são os principais sintomas da alergia alimentar em cães:
- Vômito
- Diarreia
- Coceira (morder patas e lamber o corpo)
- Dermatite
- Pele avermelhada
Os sintomas de uma alergia alimentar podem acontecer imediatamente. Ou seja, o seu cão pode se alimentar com a ração, ou comida que você der, e passar mal na mesma hora, vomitando. Ou podem surgir tardiamente, até mesmo meses após começar a comer a ração ou comida com frequência.
Por isso, nunca descarte a alergia, mesmo que seu cão já tenha o costume de ingerir a comida há muito tempo. Se você notar sua pele vermelha, ou uma coceira muito constante, isso pode ser um sinal de alergia que surge a longo prazo. Isso acontece porque, quanto mais o cão come do alimento que faz mal para ele, mais as substâncias se acumulam no seu organismo.
Cães e gatos: quais são os cuidados que você deve ter regularmente com seu pet
Como tratar
Primeiramente, se você suspeita de que há algo errado com o seu bichinho de estimação, não exite em levá-lo ao veterinário. Por mais que você suspeite de algo, apenas um profissional poderá confirmar o que ele tem e indicar para ele o tratamento correto e mais eficaz. Contudo, a título de informação, veja, abaixo, quais os tratamentos podem ajudar o seu cão com o problema dele.
- Remédios: nas crises alérgicas, pode ser necessário que seu pet faça a ingestão de remédios, como corticoides. Contudo, eles devem ser tomados apenas quando prescritos por um veterinário
- Rações hipoalergênicas: as rações hipoalergênicas são feitas com ingredientes especiais e menos nocivos aos cães. Além disso, muitas substâncias estão ausentes neste tipo de ração, justamente para impedir as alergias.
- Evitar dar carne para o seu animal, assim como ovo e soja: alimentos comuns e que os donos pensam que são nutritivos aos cães, na verdade, fazem bem apenas aos humanos. Eles são geradores de muitas alergias alimentares e você deve evitá-los.
- Shampoos especiais para pele para tratar o sintoma: muitos pets apresentam, como sintoma da alergia alimentar em cães, coceira e vermelhidão na pele. Elas podem ser amenizadas através do uso de um shampoo especial, adequado para o tratamento da pele.
Rotina de cachorro: veja como organizar o dia a dia do seu pet