Independentemente do período do ano, sempre é possível encontrar alguém que está tentando perder peso. Mas, agora, que o ano de 2023 está iniciando, nada melhor que colocar o emagrecimento como uma de suas metas, caso você esteja precisando perder alguns quilinhos, não é mesmo? Você já ouviu falar que alcachofra ajuda a emagrecer? Veja dicas de uso.
Se você está buscando por formas saudáveis de perder peso, certamente deve considerar a alcachofra como uma opção. Essa planta conta com inúmeros nutrientes além de ser rica em água. A saber, aproximadamente 100 gramas de alcachofra contam com mais de 85% de água. Além disso, essa planta também é rica em carboidratos, proteínas e alguns minerais, como magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. Mas a alcachofra ajuda a emagrecer?
Alcachofra ajuda a emagrecer?
A alcachofra é uma planta que possui baixo teor calórico e é rica em minerais e vitaminas, como, por exemplo, as vitaminas B2, A e C. E se você deseja saber se a alcachofra ajuda a emagrecer, a resposta é sim. Como esse alimento possui baixo teor calórico e é rico em nutrientes, ele é uma excelente opção para quem está de dieta. Por ser rica em fibras, a alcachofra proporciona uma maior sensação de saciedade, assim, você não precisa consumir muitos alimentos ao longo do dia.
Além disso, nessa planta há um composto denominado cinarina, que possui a capacidade de quebrar as gorduras corporais e ajuda a controlar o nível de colesterol ruim na corrente sanguínea. Ademais, essa planta ajuda a reduzir a retenção de líquido, fazendo com que você fique menos inchado. Contudo, apesar de todos os benefícios que a alcachofra proporciona, não adianta apenas consumi-la em todas as refeições para obter o resultado desejado, é necessário também realizar atividade física e adotar uma alimentação saudável.
Para quem a alcachofra é indicada?
É possível utilizar a alcachofra para diversas finalidades, como, por exemplo: melhorar a digestão de alguns alimentos, ajudar a eliminar o ácido úrico do corpo. Auxiliar no controle de triglicérides e colesterol, prevenir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, estimular a regeneração do fígado e, claro, auxiliar na perda de peso.
Pessoas que possuem aterosclerose, por exemplo, caracterizada pelo acúmulo de gordura na parede das artérias. Podem recorrer à alcachofra como forma de resolver o problema, devido à sua ação antioxidante. Pois as propriedades antioxidantes da alcachofra fazem com que a oxidação de lipoproteínas no sangue seja inibida. Dessa forma, não se formam placas de gordura nas paredes dos vasos.
Contraindicações da alcachofra
Essa planta apresenta poucos efeitos colaterais, mas quando ocorrem, geralmente são náuseas, mal-estar, vômito e urticária leve. Além disso, a alcachofra é contraindicada para gestantes e lactantes, crianças, pacientes que tenham alergia aos componentes da planta, pacientes que possuem histórico de obstrução biliar, pessoas que utilizam diuréticos para tratar hipertensão e cardiopatas.
Se você está querendo emagrecer e deseja usar a alcachofra, o ideal é pedir ajuda a um profissional, ou seja, a um médico ou nutricionista.