A Airbnb Inc disse na terça-feira que pretende uma valorização de até US$ 34,8 bilhões em sua oferta pública inicial (IPO), no que limitaria uma espantosa recuperação em suas fortunas depois que os negócios da empresa de aluguel de casas nos EUA foram fortemente prejudicados pela pandemia da COVID-19 no início deste ano.
Lucro surpresa
Em um registro regulatório, a Airbnb estabeleceu uma faixa de preço alvo entre US$ 44 e US$ 50 cada para vender 51,9 milhões de ações, o que traria US$ 2,6 bilhões. A Airbnb poderia acabar vendendo 2,85 bilhões de dólares na parte superior da faixa.
Das ações sendo vendidas, os fundadores da Airbnb Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk venderão juntos quase 100 milhões de dólares em ações no lançamento da IPO.
A Airbnb lutou no rescaldo imediato da pandemia quando as viagens pararam.
Ela teve que dispensar um quarto de sua força de trabalho e buscar US$ 2 bilhões em fundos de emergência de investidores, incluindo as empresas de capital privado Silver Lake e Sixth Street Partners.
Mas à medida que os lockdowns foram aliviados, mais viajantes optaram por reservar casas em vez de hotéis, ajudando a Airbnb a obter um lucro surpresa para o terceiro trimestre.
Fugere urbem
A empresa com sede em São Francisco também ganhou com o aumento do interesse em alugar casas longe das grandes cidades.
“Olhando para a Airbnb, há muito a se gostar. O terceiro trimestre da empresa mostrou que eles se recuperaram melhor do que muitos de seus rivais de viagem”, disse Matthew Kennedy, estrategista sênior da empresa de pesquisa IPO Renaissance Capital.
No topo da Airbnb, a IPO dará à Airbnb uma avaliação totalmente diluída, que inclui títulos como opções e unidades de ações restritas, de US$ 34,8 bilhões.
Isto é quase o dobro dos 18 bilhões de dólares que a Airbnb valia em uma rodada de coleta de fundos privados em abril e acima dos 31 bilhões de dólares em sua última coleta de fundos privados pré-COVID-19 em 2017.