Desde o dia 10 de outubro de 2022, quando o empréstimo consignado foi liberado para beneficiários do Auxílio Brasil, muitas famílias já foram atendidas e movimentam milhões entre as instituições financeiras que estão oferecendo o crédito.
Mas muitas dúvidas ainda surgem entre os beneficiários, como por exemplo, se o consignado será liberado no ano de 2023. Por isso, acompanhe a leitura para saber mais!
Será possível pedir consignado do Auxílio Brasil em 2023?
Conforme a Caixa Econômica Federal, houve a suspensão da concessão do empréstimo desde o dia 1º de novembro até o dia 14 deste mês, tendo em vista que as folhas de pagamento do Auxílio Brasil estão sendo rodadas, e assim, há sobrecarga no sistema.
Assim, a partir do dia 14 de novembro, o consignado continuará sendo realizado normalmente.
Para a representante do banco, não há nenhuma indicação ao contrário, para ser cancelada ou suspensa a concessão do empréstimo em 2023. Por enquanto, ainda não há nenhuma restrição para 2023.
Em entrevista com o CEO do banco Pan, ele acredita que o presidente que tomará posse em 2023, irá perceber que o crédito concedido pelas instituições financeiras é um bom produto para os beneficiários.
Dentre as várias concessões de empréstimo liberadas pelo Pan, a razão para aquisição informada pelos beneficiários está ligada ao empreendedorismo. Além disso, o CEO informou que ainda não há nenhuma informação em relação à manutenção do consignado para o ano que vem.
Afinal, todo ele está regulamentado em legislação específica.
Quem pode fazer o empréstimo do Auxílio Brasil?
- Famílias que estão no programa a menos de 90 dias;
- Famílias que estão em fase de finalização de participação do programa: é o caso das famílias que estão em situação de emancipação;
- Possuir o cadastro no CadÚnico atualizado.
Quais são as regras para a concessão do consignado do Auxílio?
O consignado Auxílio Brasil, possui regulamentação específica onde as principais regras para concessão são:
- Margem consignável: até 40% do valor de R$ 400,00;
- Valor máximo das parcelas: R$ 160,00;
- Quantidade máxima de parcelas de pagamento: 24;
- Incidência de taxas de juros: no limite máximo de 3,5%;
- Somente o responsável familiar deve desbloquear o benefício para realizar o empréstimo, bem como assinar a autorização de desconto em folha de pagamento;
- O consignado será descontado diretamente de folha de pagamento do beneficiário, pelo Ministério da Cidadania e repassado para a instituição financeira concedente;
- Se por algum motivo, o beneficiário deixar de receber o benefício, deverá ir à instituição financeira fazer o pagamento do restante das parcelas;
- O beneficiário deverá ser informado quanto ao valor a ser recebido, a taxa de juros, e o montante que irá pagar no final.