O ano novo já começou por aqui. Mas só por aqui. Lá na Ásia, muitos países estão na espera pelo ano novo lunar, e isso deve acontecer já na próxima sexta-feira (12). Seja como for, este ano tudo promete ser bem diferente por causa da pandemia do novo coronavírus.
Normalmente, essa é a principal festa do calendário chinês. Para se ter uma ideia, quando a festa acontece a China registra o maior movimento migratório do planeta. É que muita gente deixa as suas casas para ir visitar os parentes. É uma tradição.
Com a pandemia, o Governo chinês quer mudar um pouco isso. É que eles temem que essa movimentação toda acabe prejudicando a luta contra o coronavírus. Mas o próprio Governo já sabe que não vai poder zerar essas viagens.
A perspectiva mais otimista dos chineses é diminuir o fluxo dessas viagens em 20%. Isso já seria algo para se comemorar. Cidades como Pequim e Xangai já estão bolando planos para incentivar as pessoas a ficarem dentro de casa no momento da virada do ano.
Especialistas afirmam que a China se afetou grandemente na pandemia muito por causa dessa festa em 2020. É que por lá muita gente saiu de casa e se aglomerou. Por isso, o país acabou sendo um dos mais afetados pela Covid-19 lá no início da pandemia em questão.
Feliz Ano Novo
A China é portanto cheia de superstições quando o assunto é virada do ano. Como se sabe, cada ano representa um animal no horóscopo do país. Agora, os chineses irão se livrar do ano do rato e irão começar a viver o ano do boi.
Pelas ruas das cidades chinesas já é possível ver símbolos do boi e miniaturas para que as pessoas possam decorar as suas casas. Pela tradição chinesa, aliás, o boi significa perseverança e recompensa pelo trabalho.