Hoje nós vamos passar algumas informações para responder para você se ainda é preciso fazer prova de vida presencial no INSS.
Como todos sabem, para receber os benefícios pagos pela Previdência Social, por meio do INSS, é necessário seguir uma série de regras.
No entanto, depois da reforma da Previdência e de todas as consequências boas e ruins deixadas pela pandemia da Covid-19, muitas dúvidas sobre os critérios utilizados pelo INSS para a manutenção do benefício, surgiram entre os beneficiários.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre esse tema para te passar, e assim, esperamos esclarecer essas dúvidas e contar para você como será feita a prova de vida em 2023.
Por isso, não deixe de ler até o final, para saber de tudo sobre a prova de vida do INSS em 2023.
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida do INSS é um critério utilizado pelo órgão para confirmar se o aposentado ou pensionista segurado pela Previdência Social está vivo.
Isso acontece devido a muitos problemas com recebimento indevido, por parte de herdeiros e cuidadores dessas pessoas, que não informam ao órgão pagador o falecimento do titular da conta, e assim, continuam recebendo o benefício em nome do contribuinte.
Todos os anos, os aposentados e pensionistas precisam ir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou do INSS para fazer a prova de vida. Isto nada mais é do que só uma comprovação de que o beneficiário ainda vive e necessita do benefício pago pela Previdência Social.
Quem precisa fazer prova de vida no INSS?
Todas as pessoas que recebem um benefício de longa duração da Previdência Social, por meio do INSS, como aposentadoria por incapacidade permanente ou por aposentadoria por idade, são chamados a fazer a prova de vida, que é realizada anualmente.
Até o final de 2022, os aposentados e pensionistas do INSS precisavam se deslocar até as agências da Caixa ou do INSS, para fazer a comprovação. No entanto, algumas regras mudaram, e em 2023 é o Instituto Nacional de Seguro Social que deverá ficar responsável por comprovar se o beneficiário está vivo.
Essa mudança se deu por muitos fatores, especialmente por causa das inúmeras reclamações vindas dos próprios segurados ou de seus familiares. Afinal, a maioria deles já estão em idade avançada, ou possuem algum tipo de incapacidade. Desse modo tudo dificulta muito, e em alguns casos, impede a mobilidade.
Ainda é preciso fazer prova de vida presencial no INSS?
Conforme já dito anteriormente, em 2023 as regras da prova de vida do INSS tiveram algumas mudanças. Agora não é mais de responsabilidade do beneficiário, mas sim do órgão pagador.
Isto significa que os aposentados ou pensionistas não precisarão mais se deslocar até as agências da Caixa para provarem que estão vivos. Mas uma visita de um agente do INSS será agendada anualmente para que essa constatação seja feita.
Portanto, a prova de vida presencial no INSS não é mais necessária em 2023.
Agora você já sabe tudo sobre a prova de vida presencial no INSS e como ela vai funcionar neste ano. Então, é só buscar saber quando será a visita do agente em sua casa para a realização da prova de vida.