O FIES ainda está no prazo para negociação, portanto é possível que estudantes saiam do SPC e SERASA neste ano. Por isso, hoje nós vamos indicar como fazer a renegociação do FIES.
Primeiramente, para fazer a renegociação é possível realizar diretamente no aplicativo lançado pela CEF (Caixa Econômica Federal) no dia 01 de setembro deste ano, chamado FIES CAIXA. Assim, a renegociação irá beneficiar aproximadamente 1,2 milhões de estudantes e ex-estudantes, que poderão sair juntamente com os seus fiadores dos cadastros do SPC e SERASA.
Quais são as regras para renegociação do contrato do FIES para 2022?
O aplicativo FIES CAIXA entrou em atividade no dia 01 de setembro, e possibilita a renegociação dos contratos em atraso com o FIES. De acordo com informações da CEF tem-se os seguintes dados já registrados:
- 87% dos estudantes e ex-estudantes optaram por liquidar o contrato;
- 13% dos estudantes e ex-estudantes optaram pelo reparcelamento do saldo devedor;
- Já houve a concessão de R$ 3,7 bilhões em forma de desconto;
- O valor em média de cada contrato em atraso é de R$ 38 mil;
- Já foram renegociados 136 mil contratos desde a publicação da Medida Provisória nº 1.090, em 30 de dezembro de 2021.
Os descontos concedidos atendem à legislação e representam:
- 99% do valor total da dívida, considerando, portanto, os juros e multas para pessoas que estão incluídas no CadÚnico, ou que tenham recebido Auxílio Emergencial em 2021. Neste caso, o atraso do contrato deverá ser superior a 5 anos, e o restante poderá ser parcelado em 15 vezes;
- 92% do valor da dívida, excluindo juros e multas, para pessoas que estão inscritas no CadÚnico e que tenham recebido Auxílio Emergencial em 2021. Mas neste caso o atraso das parcelas deve ser inferior a 5 anos, e o restante da dívida poderá ser paga em 15 parcelas;
- 77% do valor das dívidas nos demais casos, sendo que o saldo deverá ser pago em 15 parcelas.
Nestes casos, a renegociação só é possível para contratos feitos até o final de 2017, e estavam amortizados até o dia 31 de dezembro de 2021.
Os contratos que estão em atraso entre 3 e 12 meses, irão receber desconto de 12% no valor da dívida e desconto de 100% nos juros e multas para pagamentos à vista, ou podem parcelar em até 150 vezes. Dessa forma, aqueles alunos que estão com a parcela em dia, poderão fazer a quitação do contrato com desconto de 12% para pagamento à vista.
Conheça o aplicativo FIES CAIXA e renegocie as suas dívidas
O aplicativo FIES CAIXA, está disponível nas versões Android e iOS, nas lojas de aplicativos de forma gratuita. A intenção é atender mais de 1,85 milhões de estudantes e ex-estudantes, que estão em dívida com o FIES.
Este aplicativo estará disponível até a data limite de renegociação, que é dia 31 de dezembro de 2022. Oferece renegociação das parcelas, com no máximo de 99% de desconto, de maneira digital e prática.
Entre as funcionalidades do aplicativo tem-se:
- Consultar o contrato realizado com o FIES, bem como verificar os principais dados informados;
- Verificar se o contrato está habilitado para renegociação;
- Fazer simulações para adesão da renegociação, de acordo com as possibilidades financeiras do estudante ou ex-estudante;
- Gerar boletos para pagamento.
Pois e uma grande sacanagem mesmo com quem se mata pra manter as parcelas em dia
Nao tem vantagem nenhuma
Compensa deixar de pagar
Pois so tem a merreca de 12% de desconto de estiver em dia e se for pagar a divida toda.
Resumindo a materia tem que continuar pagando em dia sem nada de desconto