Agricultores de todo o estado de São Paulo estão organizando um tratoraço contra o Governo de João Dória (PSDB). Esses trabalhadores estão insatisfeitos com as mudanças de Dória sobre o Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS).
Essa é uma discussão que já vem de várias semanas. E não são apenas os agricultores que estão reclamando. Aliás, esse tratoraço vai contar com o apoio de alguns profissionais da saúde e também profissionais que trabalham com revenda de automóveis.
No último dia 15 de janeiro, Dória revogou vários pontos dessas mudanças no ICMS. Mas mesmo assim, o clima não ficou menos pior entre esses trabalhadores. De acordo com informações do Partido Novo, mais de 70 entidades participarão desse tratoraço.
O tratoraço em questão vai acontecer em várias ruas da capital paulista. Mas o destino é um só. A ideia é que todos parem na porta da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Afinal, é lá que os deputados tomarão uma decisão sobre essas mudanças.
O protesto vai acontecer já na manhã desta quarta-feira (17). Não há uma expectativa de quantos tratores estarão no momento. Mas se você passear pela zona sul da cidade nesta quarta, provavelmente vai ver alguns tratores por lá.
Tratoraço em São Paulo
A revolta dessa parcela da população vai medir o termômetro de Dória nesta quarta. Internamente, o Governo do estado torce para que o movimento não dê certo. Há portanto um temor de que o Governo tenha que fazer novas alterações por pressões popular.
Nas últimas semanas, algumas cidades realizaram protestos também contra o Presidente Jair Bolsonaro. Mas nesse caso, nós estamos falando de carreatas mesmo. Na ocasião, o Presidente brincou com a situação e disse que os protestos estavam “com poucos carros”.