O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Argentina, Alberto Fernandez, se encontram em Buenos Aires nesta segunda-feira (23), ambos acompanhados de suas respectivas primeiras-damas. A reunião aspira definir quem será o novo embaixador do Brasil no país vizinho. Importante destacar que, o nome do diplomata Antonio José Ferreira Simões, que já foi embaixador no Uruguai, é cotado para o posto, embora a escolha de Lula seja mantida em sigilo.
Além disso, segundo o Planalto, vários temas serão abordados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, bem como, a defesa e combate a atividades ilegais.
Relação entre Argentina e Brasil
Após um momento difícil nas relações durante o governo Bolsonaro, Fernandez destacou que a chegada do presidente brasileiro foi “uma grande alegria e uma calmaria”, acrescentando que com Lula “tudo ficará melhor”. “Não posso esconder que a chegada de Lula ao governo é uma grande alegria e tranquilidade para mim como latino-americano, como argentino e que quer a democracia e respeita os direitos sociais”, afirmou o presidente argentino em entrevista.
Além disso, Fernández destacou a importância do relacionamento entre os dois países, afirmando que as economias estão intimamente ligadas em muitos aspectos e que, se trabalharem juntas, podem se tornar grandes fornecedores de alimentos para o mundo.
Agenda de Lula
Lula chegou à Argentina no domingo (22), sendo sua primeira visita internacional desde que assumiu o cargo de novo presidente. A comitiva presidencial de Lula é composta por seis ministros, sendo eles:
- Mauro Vieira (Relações Exteriores);
- Fernando Haddad (Fazenda);
- Nísia Trindade (Saúde);
- Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
- Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e
- Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
Em suas redes sociais, Lula destacou: “Vamos restabelecer o contato. O Brasil está voltando ao cenário internacional e vai trabalhar para fortalecer o Mercosul”. Lula participará na terça-feira (24) da Sétima Cúpula de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Importante destacar que, estão previstas reuniões bilaterais com os países solicitantes, mas a agenda delas ainda não foi divulgada. Na próxima quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde encontrará com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.
Já em fevereiro, Lula estará na Casa Branca, em Washington, D.C., sede do governo norte-americano. Em março, o presidente deve viajar para a China. Em suma, há um interesse da parte brasileira em explorar novas formas de cooperação, inclusive em organismos multilaterais nos países visitados pelo presidente.