As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nesta segunda-feira (15). No entanto, informações, consultas e agendamentos podem ser solicitados e agendados por meio dos canais de atendimento remoto.
Assim, você pode utilizar a central telefônica 135 ou ainda o site ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Portal ‘Meu INSS’
Por meio do aplicativo ou Portal ‘Meu INSS’, você tem mais de 90 serviços disponíveis somente em alguns cliques.
O aplicativo foi desenvolvido pela Dataprev para facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos, sendo atualmente o principal canal para solicitações de serviços do Instituto Nacional do Seguro Social.
A saber, todos os serviços que não exigem a presença física do segurado foram transformados em digitais. Dessa forma, 90 dos 96 serviços do INSS podem ser solicitados remotamente.
É válido destacar que entre eles estão as solicitações de aposentadorias, salário-maternidade, pensões, Certidão de Tempo de Contribuição e extratos previdenciário e de empréstimo consignado.
Ainda mais, pelo ‘Meu INSS’, o trabalhador consegue saber se tem direito à aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição e qual será a previsão de renda mensal pelas regras válidas atualmente.
Além disso, a ferramenta faz uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos registrados nos sistemas do INSS.
Como ter acesso ao aplicativo ‘Meu INSS’?
O app pode ser obtido de forma gratuita nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Como cadastrar meu CPF no aplicativo?
Para criar o cadastro no aplicativo ou no site você deve informar os seguintes dados: número do seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe.
Para fazer o cadastro, é bom ter em mãos os seus documentos e a Carteira de Trabalho. No processo, serão apresentadas perguntas relacionadas à vida trabalhista e previdenciária, como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições.
Veja também: Pagamento do Auxílio Brasil será com cartão do Bolsa Família e Caixa Tem; veja o calendário