Os dermatologistas afirmam que a falta de banho traz riscos à saúde. Mas, será que tomar banho demais danifica a pele também? Afinal, o Brasil é um país marcado por altas temperaturas e isso faz com que o banho seja uma forma de refrescar em dias mais quentes, não é mesmo? Mas, o excesso pode ser prejudicial à saúde de nossa pele? Veremos a seguir.
Será que tomar banho demais danifica a pele?
O banho diário é comum à vida de quaisquer pessoas e a falta dessa prática higiênica faz mal à saúde. No entanto, será que tomar banho demais danifica a pele também? Essa questão tem sido muito discutida nas redes sociais após uma estrela do OnlyFans, Aella, divulgar que tomou 37 banhos no ano.
Ou seja, a estrela da rede social adulta tomou cerca de três banhos ao mês para proteger a pele e o chamado microbioma (microrganismos presentes na região cutânea). Mas, será que tomar banho demais danifica a pele como a influenciadora afirmara? De acordo com dermatologistas, o risco está na falta de higiene.
Entenda se tomar banho demais danifica a pele
Primeiramente, vamos entender como funciona o nosso corpo para compreender melhor se tomar banho demais danifica a pele. Pois, a pele contém uma população bacteriana equilibrada que, por sua vez, aumenta nas regiões com dobras na pele em decorrência de calor e umidade.
Nesse sentido, a falta de banho faz com que esses microrganismos aumentem consideravelmente em nossa pele. Desse modo, algumas doenças cutâneas podem ser desenvolvidas depois de um tempo sem a devida higiene. Além disso, a questão da oleosidade e a poluição aumentam a sensação de envelhecimento da pele.
Por causa disso, o banho diário é necessário e faz bem para nossa pele por causa da higiene necessária. Mas, o excesso pode causar algum problema de saúde? Ou seja, banho demais danifica a pele também? Veja agora mesmo:
Tomar vários banhos ao dia danifica a pele?
Como vimos, a falta de banho é prejudicial em diversos aspectos para nossa saúde. No entanto, o banho em excesso durante o dia pode trazer alguns problemas também. Por causa disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que as pessoas devem tomar um banho diário, e que isso é o suficiente.
Então, se você opta por tomar acima de três banhos diários e utiliza sabonetes e esponjas durante a higienização do corpo, comece a rever esse hábito. Pois, essa prática aumenta o risco de ressecamento da pele e altera os níveis de PH cutâneos e das mucosas. Sendo assim, temos uma redução da proteção natural que nossa pele oferece contra microrganismos e isso pode levar a infecções e inflamações.
Além disso, outros fatores como tempo adequado, temperatura da água, uso de esponjas e sabonetes íntimos influenciam na qualidade do banho.
Portanto, o banho ideal deve durar entre cinco a dez minutos; a temperatura deve ser morna para evitar ressecamento da pele; as esponjas devem ser evitadas porque deixam a pele sensível e os sabonetes íntimos devem ter PH neutro e nenhum perfume para não causar irritações locais.