Afinal, como economizar na conta de luz? No Brasil, onde faz calor na maior parte do ano, as pessoas estão sempre buscando maneiras de ficar mais confortáveis.
Dessa forma, muita gente usa ar-condicionado ou ventiladores para se refrescar. Entretanto, qual deles gasta menos energia e é mais eficiente?
A seguir, vamos te contar algumas informações sobre esses aparelhos para te ajudar a escolher o que é melhor para você e sua conta de luz.
Qual o maior vilão da conta de luz?
Ar-condicionado e ventiladores são muito usados em casas e lojas, mas eles funcionam de maneiras diferentes. O ar-condicionado é mais complicado, pois consegue esfriar o ar, controlar a umidade e deixar o ar mais limpo, mantendo uma temperatura agradável. Já o ventilador é mais simples, ele só move o ar e faz parecer mais fresco, mas não muda a temperatura do lugar.
Sendo assim, os dois aparelhos têm o mesmo objetivo: deixar a temperatura agradável.
Contudo, para saber quanto gastam de energia, é importante olhar alguns detalhes. O ventilador gasta energia conforme sua força e velocidade. Já o ar-condicionado, que é mais potente, gasta energia conforme a capacidade de esfriamento, a temperatura que você escolhe, quanto tempo fica ligado, onde está instalado e quão eficiente é o modelo.
Ademais, a tecnologia inverter é uma novidade boa, ela faz o compressor trabalhar mais devagar quando não precisa tanto, economizando energia. Alguns ar-condicionados e ventiladores já têm essa tecnologia, sendo uma escolha mais econômica e amigável ao ambiente, mesmo que custe um pouco mais no começo.
Veja também: Valor da CONTA DE LUZ vai aumentar em outubro?
Ar-condicionado ou ventilador? Qual gasta menos?
A escolha entre usar ar-condicionado ou ventilador depende do que você precisa e do quanto quer gastar. O ventilador é mais barato e gasta menos energia, ótimo para economizar na conta de luz e se você não precisa de muito resfriamento. Já o ar-condicionado custa mais, mas traz mais benefícios, sendo ideal para quem quer se sentir mais confortável e à vontade.
Dessa forma, é importante escolher aparelhos que economizem energia quando você compra. Procure os que têm classificação A no selo PROCEL e Inmetro, pois eles gastam menos eletricidade por mês. A Ventisol tem boas opções de ventiladores, onde fatores como o tamanho das hélices e os materiais usados influenciam na velocidade e na circulação do ar.
Se você quer um ar-condicionado, os modelos split inverter são os mais modernos e gastam menos energia. Eles controlam a umidade e distribuem o ar de maneira mais uniforme. Use uma calculadora de BTUs ou peça ajuda a um técnico para escolher o tamanho certo, garantindo que você terá um ambiente confortável sem gastar muito na conta de luz.
Veja também: Saiba se seu CPF está na lista que vai obter desconto de 65% na Conta de Luz
Como conseguir desconto na conta de luz?
O Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa que dá descontos grandes na conta de luz para famílias de baixa renda. Esses descontos podem chegar a 65% do valor da energia usada.
Todavia, para ter esse desconto, é preciso seguir regras do governo. Uma regra importante é estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e ter uma renda familiar por pessoa de no máximo meio salário mínimo, que hoje é cerca de R$ 660.
Além disso, famílias com membros com deficiência ou precisam usar equipamentos elétricos continuamente podem se beneficiar do programa, mesmo com uma renda de até três salários mínimos, cerca de R$ 3.960. A participação é automática, mas é importante manter as informações atualizadas no CadÚnico, pois elas determinam se você tem direito ao desconto.
Se a família se encaixa nos critérios, mas não está no CadÚnico, é necessário se cadastrar para aproveitar o desconto. Pode ser feito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município ou na prefeitura local. É preciso levar documentos como RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (se aplicável), Carteira de Trabalho e um comprovante de residência recente.
Por fim, após a análise e confirmação da renda, o desconto é aplicado automaticamente nas futuras contas de luz.
Veja também: Milhares de brasileiros podem ter DESCONTO na conta de luz e não sabem; veja como