Primeiramente, consulte um médico antes de fazer a ingestão de anticoncepcionais. O anticoncepcional é um método contraceptivo muito comum, e que somente é utilizado por mulheres. Ele consiste na ingestão de hormônios (progesterona e estrogênio) que impedem a ovulação, ou seja, eles impedem a gravidez. Apesar dele ser comum, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre a sua utilização. Mas, afinal, o anticoncepcional faz mal? Para saber, leia essa matéria até o fim!
Cólicas menstruais: o que você pode fazer para reduzi-las
Anticoncepcional tem efeitos colaterais
Primeiramente, vamos falar sobre os efeitos colaterais que o anticoncepcional tem. O seu aparecimento, depende da quantidade de hormônios ingerida e da sensibilidade da mulher que o ingere. Grande parte dos anticoncepcionais têm como efeito colateral o aumento de peso, enjoos, dores nos seios, dentre outros.
Entre os sintomas mais comuns está, até mesmo, a diminuição da libido. Por isso, é necessário avaliar a necessidade de ingestão desses hormônios e se compensa sentir todos esses efeitos. Para encontrar o anticoncepcional correto para você, e que apresente menos efeitos, é necessário fazer testes, com acompanhamento médico.
Riscos de utilizar esse método contraceptivo
Além dos efeitos colaterais, a utilização dos anticoncepcionais, aumenta as chances de incidência de trombose. E isso acontece, especialmente, em mulheres que já tenham casos na família. Além disso, essas chances são maiores ainda no caso de mulheres obesas, sedentárias, fumantes, ou com condições de saúde pré-existentes, que possam intensificá-las. Por isso, o ideal é nunca começar a tomar anticoncepcional sozinha e, sempre, fazer acompanhamento médico.
Pílula do dia seguinte: o que é e quando você deve tomar
Mas, o anticoncepcional tem alguma vantagem?
Até agora nós falamos das desvantagens de tomar o anticoncepcional. Contudo, ele tem algumas vantagens que fazem com que, mesmo com os sintomas, compense, para algumas mulheres, fazer o seu uso contínuo. Algumas delas são:
- Ele regula o ciclo menstrual. Dessa forma, você sempre saberá quando a sua menstruação chegará. Isso é ótimo para o controle de mulheres com ciclos irregulares e que, cada mês, ficam menstruadas em um dia diferente.
- Ele reduz a TPM. Alguns anticoncepcionais podem aumentar as dores de cabeça. Contudo, quando você escolhe um com efeitos reduzidos no seu corpo, os efeitos da TPM, inclusive a dor de cabeça, são reduzidos, ou seja, você fica muito mais estável nos dias de TPM, e sente muito menos fisicamente. Além disso, você sente menos cólicas!
- Ele melhora a pele. Pessoas com problemas de pele e espinhas, costumam melhorar bastante ao começar a fazer o uso do anticoncepcional. A pele fica lisinha e menos oleosa.
Existem outros métodos contraceptivos
Especialmente para mulheres mais sensíveis, existem outros métodos contraceptivos. Se você quer tomá-lo para não engravidar, apenas, eles cumprem o mesmo efeito do anticoncepcional, de maneira menos agressiva. Como por exemplo, a camisinha masculina ou feminina, o DIU, o diafragma, dentre outros. Dessa forma, um médico poderá te orientar melhor quanto à necessidade de fazer o uso do anticoncepcional e quais os riscos no seu caso.
Pessoas difíceis no trabalho: veja como lidar com elas