Apesar de muitas pessoas acharem que o preparo de carnes é algo simples, não é bem assim. Para preparar bem uma carne é necessário levar em conta a peça de carne, o tipo de tempero, o modo de preparo e também o tipo de corte. Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao corte das carnes. Mas se você possui essa dúvida, descubra agora se é melhor cortar carne contra a fibra ou a favor.
Não importa se você é um açougueiro, o dono de algum açougue ou apenas uma pessoa que adora carnes, saber como realizar o corte é fundamental para obter bons resultados após preparar a sua carne. Nesse momento surgem algumas dúvidas, como: qual é a melhor forma de realizar o corte?
É melhor cortar contra as fibras ou a favor? Cortar contra as fibras fará com que a carne fique mais dura? Bom, agora você irá entender tudo o que você precisa saber a respeito disso, continue lendo e tire suas dúvidas.
Afinal, cortar carne contra a fibra ou a favor? Descubra agora
O churrasco é uma das comidas preferidas pelos brasileiros, porém, nem todo mundo sabe como se deve realizar o corte das carnes e sua preparação para garantir a manutenção da qualidade da peça depois do preparo. Então, esse tipo de dúvida costuma surgir com frequência e é necessário resolver essas questões.
Mas afinal, cortar carne contra a fibra ou a favor? Bom, a verdade é que o corte da carne deve ser sempre contra as fibras, pois isso faz com que fique mais fácil mastigá-la depois. Cortar a carne contra a fibra deixa a peça extremamente macia e você obtém aquela carne que desmancha na boca. Além disso, existem inúmeras outras vantagens ao realizar o corte da carne contra as fibras, veja a seguir.
Por que cortar a carne contra as fibras?
O corte realizado contra as fibras faz com que a entrada de sal e também dos outros temperos ocorra mais facilmente, assim, você obtém uma carne mais temperada e saborosa. Além disso, ao cortar a carne assim, ela é selada uma única vez, o que evita que os líquidos se percam.
Outra vantagem é que o tempo total gasto para assar a carne acaba sendo menor, o que agiliza seu preparo. Por fim, a apresentação das carnes também acaba sendo padronizada.
Mas e se eu cortar a carne a favor das fibras? O que ocorre? Bom, quando o corte da carne ocorre a favor das fibras, ainda será possível mastigar bem o bife, porém, não haverá a suculência desejada e você pode até achar que a carne não está tão suculenta quanto deveria. Contudo, além do corte, existem outras formas de fazer com que a carne fique mais macia.