Afastar-se de certas pessoas pode melhorar, sim, sua saúde. O mais difícil nesse tipo de relacionamento é perceber a assimetria emocional em que evoluímos. Especialmente porque existem diferentes tipos de amizades tóxicas.
Essas pessoas podem ser unilaterais, ou podemos mergulhar neles juntos, em uma espiral de co-dependência emocional doentia. Por um lado, estamos lidando com uma perversão e, por outro, uma falta de reciprocidade ou dependência extrema que poderia ser descrita como uma relação de vampirismo.
Como afastar-se de certas pessoas tóxicas
Como um tarado narcisista, o amigo em questão procura primeiro ganhar a sua estima, para depois poder usá-lo como bem quiser ou simplesmente distrair-se degradando-o.
Eu não conseguia ficar indignado com as observações negativas que ela fazia sobre mim, porque acreditava que eram verdadeiras. Nunca fiz nada bom o suficiente por ela. Ela estava me dando terríveis acessos de ciúme. Não tive realmente nenhuma liberdade, tive que justificar todos os momentos que passei sem ela.
Como sair de uma amizade tóxica?
Uma vez identificados, ainda é necessário ser capaz de acabar com essas relações tóxicas. Nos casos de perversão amigável, portanto, você tem que parar de inventar desculpas para o outro.
Você corre o risco de perder sua energia e sua alma. Assim que a toxicidade for identificada, você deve salvar sua pele. Para isso, é necessário separar-se clara e definitivamente da pessoa. E espere.
Por sua vez, confirma-se que afastar-se de certas pessoas não é fácil, pois exige muito trabalho para você. Dessa forma, sair de uma amizade tóxica, portanto, implica reinvestir relacionamentos saudáveis.
Portanto, para virar a página definitivamente e interromper o fenômeno da repetição, os especialistas recomendam recorrer a uma pessoa de confiança ou a um terapeuta para verbalizar seu desconforto e avançar em direção à consciência.