Aeroviários e aeronautas estão denunciando aquilo que parece ser um aumento de casos de Covid-19 em companhias aéreas no Brasil. De acordo com as denúncias, os números estariam crescendo em um alta velocidade de umas semanas para cá.
Mas não dá para saber o tamanho desse problema. É que as principais companhias do Brasil não estão divulgando números de contaminações por aqui. Elas se limitam a afirmar que estão tomando os cuidados necessários para os trabalhadores.
Em entrevista para o jornal Folha de São Paulo, um funcionário que não quis se identificar, afirmou que a única proteção que recebeu da Latam foram três máscaras. Mas isso foi lá no mês de abril. De acordo com ele, de lá para cá ele não recebeu nada mais.
O Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos disse que as empresas não estão divulgando nenhum tipo de número. Disse ainda que eles estão pedindo por esses dados há tempos. Mas que recebem apenas uma negativa como resposta.
O Sindicato Nacional dos Aeroviários e o Sindicato Nacional dos Aeronautas também se manifestaram. Mesmo em notas distintas, eles afirmaram praticamente a mesma coisa: as empresas estão escondendo dados da Covid-19.
Covid-19 nas companhias
Vale lembrar que os trabalhadores precisam fiscalizar as condições sanitárias das suas empresas. É que elas têm a obrigação de fornecer um local seguro contra a contaminação pelo coronavírus neste momento de pandemia.
Caso essa segurança não aconteça, o trabalhador pode portanto realizar uma denúncia anônima no Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa pode ter que pagar um valor alto por um dano moral coletivo.
A Tam e a Gol afirmaram que tomam todas as medidas de precaução.