O Aeroporto de Viracopos encerrou o mês de julho com um fluxo expressivo de passageiros. A saber, o terminal teve 906.434 viajantes em julho, maior nível dos últimos 18 meses. Esse também é o terceiro melhor resultado para julho desde 2013, quando o aeroporto foi concedido de maneira integral à iniciativa privada.
O fluxo superou em muito o resultado registrado no mesmo mês de 2020 (383.226 mil passageiros). Além disso, o resultado de julho é o terceiro positivo em relação ao mês anterior. Vale ressaltar que, em abril do ano passado, o aeroporto registrou apenas 150.546 passageiros, menor nível desde 2013. A Organização Mundial da Saúde (OMS) havia decretado a pandemia da Covid-19 um mês antes.
Embora o resultado de julho seja bastante expressivo, o movimento ainda é 8,9% menor que o registrado no mesmo mês de 2019, quando não havia pandemia. No entanto, o aumento do fluxo faz a concessionária do aeroporto buscar os patamares pré-pandemia. Aliás, no acumulado entre janeiro e julho, o movimento disparou 53% em relação ao mesmo período de 2020.
De acordo com a Aeroportos Brasil Viracopos, essa é a primeira vez desde janeiro do ano passado que o terminal registra um fluxo superior a 900 mil passageiros num mês. Ao mesmo tempo, o fluxo de passageiros em voos internacionais atingiu 19,4 mil, maior nível desde janeiro, mas ainda muito distante dos patamares anteriores à pandemia.
Veja mais detalhes do desempenho do aeroporto
“Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, que conta com a infraestrutura de Viracopos para a importação e distribuição de milhões de doses ao país, o aeroporto já começa a operar com um movimento bem próximo dos patamares considerados normais”, explicou o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, em nota.
Todos estes resultados estão sendo impulsionados pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 no país. Em resumo, 27,79% da população já está totalmente imunizada, o que faz cada vez mais pessoas se sentirem seguras a retomarem suas atividades cotidianas.
Ainda segundo a concessionária do aeroporto, o volume de cargas movimentadas bateu recorde em julho ao totalizar 30.464 toneladas. Esse valor ficou 2,8% maior que o nível do mês anterior e superou as 30.151 toneladas registradas em abril deste ano, antigo recorde.
Leia Mais: PIB da zona do euro cresce 2% no segundo trimestre, aponta dados oficiais