O Aeroporto de Guarulhos encerrou o mês de agosto com valores menos expressivos que os de junho. A saber, a iniciativa privada detém 51% do aeroporto, dos quais 80% pertencem à Invepar. Aliás, a empresa é uma das maiores gestoras privadas nas áreas de mobilidade urbana e infraestrutura de transporte da América Latina.
“A companhia segue monitorando os impactos do coronavírus para os seus negócios, de forma a deixar seus acionistas e o mercado em geral informados sobre fatores que tragam efeitos relevantes para o grupo”, informou a Invepar, no relatório. A propósito, a empresa divulgou não só os dados do aeroporto, mas de outras concessões que possui.
Em resumo, os dados do Aeroporto de Guarulhos ficaram abaixo dos registrados em julho. De acordo com a Invepar, 2,1 milhões de passageiros passaram pelo terminal aéreo em agosto. Isso representa uma queda de 5% em relação ao mês anterior. No entanto, esse valor supera em 102% o nível registrado em agosto de 2020.
Da mesma forma, os pousos e decolagens caíram na comparação mensal (-4%), mas dispararam em relação a agosto de 2020 (73%). Isso também aconteceu com o transporte de cargas no aeroporto, que recuou 9% em um mês, mas saltou 82% em um ano. A propósito, houve o transporte de 27,9 mil toneladas de cargas em agosto, segundo a Invepar.
O que motivou o forte avanço no comparativo anual foi a pandemia da Covid-19. Em suma, a decretação da pandemia em março de 2020 fez o setor aéreo afundar em todo o mundo. Restrições nos aeroportos, nas aeronaves e nas fronteiras dos países fez muita gente adiar suas viagens. Isso sem contar no incentivo dos governos em permanecer em casa para evitar a disseminação da Covid-19
Veja mais detalhes do desempenho da Invepar em agosto
Além dos dados do aeroporto, a Invepar divulgou mais informações em seu relatório mensal. A saber, a Linha Amarela (Lamsa), no Rio de Janeiro, encerrou agosto com 3,8 milhões de veículos pagantes. Essa taxa ficou estável na comparação mensal e avançou 28% na anual.
Já a CLN, que também é uma concessão de rodovias, cresceu tanto no comparativo mensal (2%) quanto no anual (3%). Em contrapartida, a CRT caiu 4% em relação a julho, mas teve alta de 13% na comparação com agosto do ano passado.
Por fim, a Via 040 registrou 7,1 milhões de veículos em agosto. Isso representa um recuo de 4% em um mês, mas um avanço de 11% em um ano. Já a ViaRio fechou o mês com 1,7 milhão de veículos, alta de 4% em relação a julho e de 11% na comparação com agosto de 2020.
Leia Mais: Reino Unido confirma caso da doença da ‘vaca louca’ no sudoeste do país