Desde a última terça-feira (09) um racha no PSDB está cada vez mais exposto. Desde que parte da bancada do partido votou no nome de Arthur Lira (PP) para a presidência da Câmara dos Deputados, Aécio Neves tem sido visto como um adversário por Dória. João Dória tenta atualmente ser a principal liderança dentro do PSDB. Com o resultado da votação da bancada na eleição que garantiu a vitória do candidato de Bolsonaro na Câmara, Aécio foi apontado como culpado pela infidelidade dos votantes.
Dória já tentou que Aécio fosse expulso do partido anteriormente. Em 2019 foi votado pela executiva nacional do PSDB um pedido pela expulsão de Aécio do partido. Desde que Aécio tornou-se investigado em diversos escândalos de corrupção sua saída do PSDB é pedida por muitos. O pedido pela expulsão de Aécio foi rejeitado por 33 votos a três e assim o deputado federal conseguiu se manter no partido.
Divergências entre Aécio e de Dória
Enquanto João Dória vem buscando adotar uma postura de oposição ao presidente da República Jair Bolsonaro, Aécio Neves busca aproximar o PSDB do presidente. Dória cobra que todos os parlamentares do partido sigam seu direcionamento e façam oposição a Bolsonaro. Por outro lado, p parlamentar afirma que o governador paulista está tentando apropriar-se do PSDB. “Política não se faz com arroubos pela imprensa e nem se resume a ações sucessivas de marketing”, prosseguiu Aécio com suas críticas.
Aécio também argumenta que Dória, que hoje faz oposição a Bolsonaro, elegeu-se em 2018 fazendo campanha ao lado do presidente com o slogan “BolsoDória”. “Se o Sr João Doria, por estratégia eleitoral, quer vestir um novo figurino oposicionista, que o faça, sem utilizar indevidamente e de forma oportunista outros membros do partido”, afirmou o mineiro por meio de uma nota.
Oposição ou fora
Dória segue cobrando que o deputado federal assuma uma postura de oposição ao Governo Federal ou que deixe o PSDB. Dória afirmou que o PSDB não é mais um partido que simplesmente fica “em cima do muro” sem definir posição. Segundo ele, agora o partido é de oposição ao governo e cabe a Aécio aderir a este posicionamento.