Você sabia que cerca de 80% das pessoas pesquisam sobre um serviço no Google antes de contratá-lo? Por isso, pensar na relação entre advocacia e marketing digital é muito importante! Embora a maioria dos escritórios aposte em meios offline de divulgação dos serviços, não há dúvidas de que a internet pode ser uma grande aliada!
Porém, é preciso estar sempre atento aos requisitos definidos pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Qual a relação entre advocacia e marketing digital?
O Pavimento Nº 94/2000, editado em 17 de agosto de 2001, define que “a publicidade, a propaganda e o marketing para os advogados devem ser realizados com discrição, obedecendo ao código de ética da profissão”.
Isso significa que as mensagens divulgadas devem ser apenas informativas, com o objetivo de ajudar os clientes a entenderem qual o serviço a ser contratado. Além disso, você pode oferecer orientações sobre como buscar ajuda e outras informações relevantes sobre a profissão.
Em hipótese alguma está permitida a divulgação de conteúdos de “auto engrandecimento” ou de dados de clientes. Então, a advocacia e marketing digital não podem abordar temas como valores promocionais, não pagamento de honorários e outros conteúdos relacionados também são vetados pela portaria.
A partir de 2017, ficou vetado também o patrocínio em mecanismos de busca, como o Google, ou nas redes sociais. Por isso, não é permitido pagar por anúncios que posicionem o seu website em um local de destaque. Ou são, são permitidas somente as técnicas de tráfego orgânico.
As sanções da OAB podem ser bem altas. Portanto, ao utilizar técnicas de marketing digital é importante que o profissional conheça toda a regulamentação que envolve a advocacia e marketing digital!
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