Um dos assuntos que tomou conta das redes sociais, neste final de semana, foi a entrevista concedida pelo atual presidente Bolsonaro, no qual ele diz o seguinte:
“Eu parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. “Posso entrar na sua casa?” Entrei. Tinham umas 15, 20 meninas sábado de manhã se arrumando. Todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida. Você quer isso para a sua filha que está nos ouvindo agora?”
Ao usar o termo “pintou um clima” o presidente passou a ser bastante criticado e a hashtag “Pedófilo” ficou entre as mais discutidas no Twitter ao longo deste domingo (16). Esse comentário foi realizado em um podcast na última sexta-feira (14) e a campanha do atual presidente está ainda tentando entender quais as implicações e impactos de tal declaração.
Venezuelana afirma que o presidente está mentindo
Além da péssima repercussão sobre o caso, quem também resolveu se pronunciar, foi uma das venezuelanas visitadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Nesse sentido, a menina rebateu a afirmação feita por Bolsonaro sobre ter encontrado meninas adolescentes vindas da Venezuela “arrumadas para ganhar a vida”.
Com isso, de acordo com a menina, o presidente Jair Bolsonaro visitou o local que recebia uma ação social voltada para refugiados, não tendo nada a ver com questões ligadas a prostituição. Assim, segundo as próprias palavras da Venezuelana o que ocorreu foi o seguinte:
“Esse dia foi uma ação que acontecia na casa. Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reunimos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele dia”
Bolsonaro tenta se justificar sobre o ocorrido
Já na madrugada deste domingo (16), o atual presidente Jair Bolsonaro tentou se justificar sobre o ocorrido envolvendo as meninas venezuelanas. Nesse sentido, na live que Bolsonaro concedeu, o mesmo acusou o PT de distorcer suas palavras. Disse ainda que estava indignado com a situação das jovens.
Além disso, Bolsonaro tentou deixar claro que sua intenção era mostrar a situação precária das meninas que haviam fugido da Venezuela. Contudo, ainda não é possível afirmar se tais justificativas serviram para amenizar os danos provocados pela fala do presidente.
Campanha gasta com anúncios para combater acusação de pedofilia
Não é possível ainda medir os danos provocados pela divulgação das falas do presidente. Contudo, o seu QG já investiu pelo menos R$ 140 mil em publicidade visando rebater as acusações de pedofilia que o presidente tem recebido.
Nesse sentido, a campanha tem promovido anúncios com a seguinte frase: “Bolsonaro NÃO é pedófilo”. Com isso, a equipe do presidente promoveu pelo menos três anúncios parecidos envolvendo esses dizeres que já foram exibidos mais de 10 milhões de vezes. Sendo estas exibidas em todo o território nacional.
Essas venezuelanas vem pro brasil pra escapa da fome o presidente deu apoio atodos os venezuelanos. Ágora essas safadas vem guere fazê graças