A acupuntura é um tratamento reconhecido pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Ele consiste na inserção de agulhas no corpo do paciente, em pontos específicos, visando a melhora física, psíquica, ou emocional.
Ainda que ela não seja cientificamente reconhecida, é grande o número de pessoas que relata melhora após o tratamento. Por isso, saiba mais sobre ela, para o que ela é utilizada e quais são alguns tipos de sintomas que ela ameniza, lendo a matéria abaixo:
Casa organizada: como manter a sua casa visualmente arrumada
Para que serve a acupuntura
Utiliza-se a acupuntura para proporcionar melhoras diversas, que vão desde o âmbito físico e emocional. Isso traz mais conforto e aumento da qualidade de vida para pessoas que fazem o tratamento. Algumas doenças físicas, cujos sintomas podem ser amenizados com a acupuntura, são:
- Alivio de dores em geral: o tratamento serve tanto para pessoas quem tem dores de cabeça crônicas, como a enxaqueca, como para quem tem dor nas costas, decorrente de má postura ou lesão muscular ou vertebral, dentre outras.
- Inflamações e contraturas: em geral, as inflamações corporais podem ser tratadas com a acupuntura. Algumas das inflamações são a tendinite e a bursite. Já as cólicas menstruais são um exemplo de problemas causados por contraturas corporais, que ela trata.
- Equilibrar doenças crônicas: muitas doenças não têm cura, contudo, os seus sintomas podem ser amenizados, ou até mesmo retardados, com o uso da acupuntura. Algumas delas são as doenças respiratórias, como a asma ou a bronquite.
Além disso, ela também ameniza sintomas psicológicos, como:
Relaxar a mente: 14 pequenos hábitos para aplicar no dia a dia
Quadros de ansiedade
A MTC diz que cada problema afeta um órgão específico e, por isso, deve-se identificar tanto o problema como o órgão afetado. Para a MTC, a ansiedade é consequência de viver no futuro, com medo e focado nas incertezas. Além disso, ela decorre do medo de errar e de perder o controle. Para tratar a ansiedade com acupuntura, é preciso identificar porque ela ocorre, para saber qual órgão ela está afetando.
Insônia
Ela afeta muitas pessoas, caracterizando-se tanto por quem dorme muito, mas acorda cansado, como por quem acorda várias vezes durante a noite, assim como por quem não consegue pegar no sono. Para a MTC, a insônia não é o problema.
Ou seja, o sintoma relaciona-se a uma causa maior, geralmente causada pela sobrecarga no coração, ou pela diminuição da energia vital dos órgãos. Portanto, a acupuntura visa o reequilíbrio dos órgãos, para a redução da insônia.
Estresse
Caracterizado por pensamentos contatantes de preocupação e sobrecarga mental, o estresse, para a MTC, também afeta os órgãos físicos. Um deles é o fígado. Outro é o estômago. Por isso, o tratamento para o estresse visa reequilibrar estes órgãos, reduzindo o efeito do estresse sobre o corpo físico.
Ou seja, em geral, a acupuntura visa o reequilíbrio de todos os órgãos internos e a melhora de problemas de saúde. Apenas profissionais devidamente habilitados podem realizar este tratamento. Vale lembrar que este é um dos tratamentos incluídos pelo Ministério da Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), visando promover mais qualidade de vida à população.
Simplificar a vida: veja maneiras de sentir-se menos sobrecarregado