As ações ordinárias são títulos que representam a propriedade de uma corporação. Os detentores de ações ordinárias elegem o conselho de administração e votam nas políticas corporativas. Essa forma de propriedade de capital normalmente gera taxas de retorno mais altas a longo prazo.
No entanto, em caso de liquidação , os acionistas ordinários têm direitos sobre os ativos de uma empresa somente após o pagamento integral dos detentores de títulos, acionistas preferenciais e outros detentores de dívidas.
Ações Ordinárias e suas representações
As ações ordinárias representam um direito residual aos lucros contínuos e futuros de uma empresa. Como tal, diz-se que os acionistas são co-proprietários de uma empresa. Isso não significa que os acionistas podem entrar nos escritórios de uma empresa e reivindicar a propriedade de uma parte das cadeiras, mesas ou computadores. Essas coisas são de propriedade da própria corporação, que é uma pessoa jurídica.
Em vez disso, os acionistas possuem essa reivindicação residual . As ações ordinárias são negociadas em bolsas e podem ser compradas e vendidas por investidores ou comerciantes. Os acionistas de ações ordinárias podem ter direito a receber dividendos.
As primeiras ações ordinárias foram estabelecidas em 1602 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais e introduzidas na Bolsa de Valores de Amsterdã. Nos mais de 400 anos seguintes, os mercados de ações surgiram em todo o mundo, com dezenas de milhares de empresas listadas em bolsas de valores globais, como a Bolsa de Valores de Londres e a Bolsa de Valores de Tóquio, entre outras.
A relação com os investidores
As ações devem ser consideradas uma parte importante da carteira de qualquer investidor. Eles carregam uma quantidade maior de risco quando comparados a CDs, ações preferenciais e títulos.
No entanto, com o maior risco vem o maior potencial de recompensa. No longo prazo, as ações tendem a superar outros investimentos, mas estão mais expostas à volatilidade no curto prazo.
Existem também vários tipos de ações. Ações de crescimento são empresas que tendem a aumentar em valor devido ao aumento dos lucros. As ações de valor são empresas com preços mais baixos em relação aos seus fundamentos. As ações de valor oferecem um dividendo, ao contrário das ações de crescimento. As ações são categorizadas por capitalização de mercado, grandes, médias ou pequenas.
Nesse sentido, as ações de grande capitalização são muito mais negociadas e geralmente são uma indicação de uma empresa mais estável. As ações de pequena capitalização geralmente são empresas mais novas que buscam crescer; portanto, elas podem ser muito mais voláteis em comparação com as letras maiúsculas.
Ações Ordinárias ou Ações Preferenciais
As ações ordinárias são o tipo mais amplamente disponível de ações emitidas por uma empresa e o que você provavelmente encontrará ao negociar ações em uma bolsa. Essas ações normalmente vêm com direito a voto, mas são as últimas na ordem de preferência de serem reembolsadas se uma empresa falir.
Já as ações preferenciais vêm à frente das ações ordinárias nessa ordem. As ações preferenciais também geralmente não têm direito a voto, mas vêm com pagamentos de dividendos regulares e mais altos.