As ações da fabricante brasileira de aeronaves Embraer (EMBR3) dispararam nesta terça-feira (21/12) depois que a empresa anunciou que concordou em fundir sua subsidiária de aeronaves elétricas Eve com a Zanite SPAC e listá-la na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em 2022.
Devido ao anúncio, por volta das 14h08, os papéis da Embraer operam em alta na Bolsa de Valores Brasileira, com 17,38%, cotados a R$ 23,37.
Sobre a fusão
O valor de Eve para esta transação é de US $2,9 bilhões, incluindo sua fusão com a Blank Check Company (SPAC) Zanite Acquisition Corp. na primeira rodada. Desse modo, Eve receberá investimentos adicionais de um grupo que inclui Embraer, Zanite, investidores financeiros e parceiros estratégicos como Azorra Aviation, BAE Systems, Republic Airways, Rolls-Royce e SkyWest Inc.
A fusão será implementada por meio da troca das unidades da Eve de propriedade da EAH por ações ordinárias da Zanite. Depois que a troca entrar em vigor, Eve se tornar uma subsidiária integral da Zanite, e a Zanite será renomeada para EVE Holding, Inc. (“New Eve”).
No que se refere à incorporação, a empresa também firmou um novo contrato de fornecimento de produtos, insumos e serviços para a Eve, que continuará a vigorar após a efetivação da incorporação.
Resultados da fusão
Após a conclusão da fusão, a EAH deterá 237,5 milhões de ações ordinárias da New Eve, respondendo por cerca de 82% das ações emitidas pela New Eve no fechamento. A EAH receberá 220 milhões de ações em troca de unidades da Eve, e receberá 17,5 milhões de ações com uma contribuição em dinheiro de US $175 milhões.
A Embraer ficará com cerca de 80% do capital da Eve. O CEO da Embraer, Francisco Gomez Neto, disse que o valor arrecadado com a Eve deve ser suficiente para cobrir os custos de desenvolvimento da aeronave elétrica, até ela ser certificada em meados de 2025.
Listagem na Bolsa de Valores de Nova York
A New Eve será listada na Bolsa de Valores de Nova York e divulgará relatórios e informações financeiras relacionadas às suas atividades segundo os regulamentos da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
A fusão, aprovada por unanimidade pelo conselho de administração da Zanite e pelo conselho de administração da empresa, deve ser concluída no segundo trimestre de 2022, sujeita à aprovação regulamentar, aprovação dos acionistas da Zanite da e outras condições habituais.
Além disso, conforme os regulamentos da SEC, a Zanite divulgará outras informações relacionadas à fusão, que serão fornecidas no site da SEC e no site da Zanite. A tradução gratuita dos contratos principais relacionados à incorporação estarão disponíveis no seguinte site de relação com investidores da Embraer.
Importante destacar que a empresa não assume nenhuma responsabilidade pelas informações divulgadas pela Zanite.
Novas aeronaves
A Embraer anunciou o pedido de aeronaves elétricas EVTOL, da SkyWest, para decolagem e pouso vertical. A SkyWest é parceira da Embraer desde 1986, formando uma aliança entre a maior operadora aérea regional do mundo e a líder mundial na fabricação de aeronaves regionais.
Em suma, além de uma carta de intenções para compra de 100 aeronaves, às duas empresas também concordaram em formar um grupo de trabalho para avaliar em conjunto o uso de soluções avançadas de gestão de tráfego aéreo e operações de frota da Eve como parte da indústria de tráfego aéreo.