Você acredita que as ações de shoppings valem a pena? Confira todas as informações mais relevantes aqui no Brasil 123. O setor de shoppings centers sofreu um déficit muito grande em função da pandemia da COVID-19 e permaneceu em baixa durante todo o período de fechamento do comércio. Entretanto, com a flexibilização do isolamento social e a volta da abertura do varejo em geral, surgiram os questionamentos se as ações de shoppings ainda valem a pena.
Desde a retomada da circulação de pessoas nas ruas, esses estabelecimentos passaram a agir estrategicamente na tentativa de atrair o seu público antigo para consumir, pois a sua queda foi de 36,9% ao ano e os seus horários ainda permaneceram bastante tempo com limite de entrada.
Confira se vale a pena investir em ações de shoppings
Segundo alguns especialistas, esse ramo ainda está sendo estudado e avaliado com cautela para afirmar 100% de seguridade. Na verdade, o que ocorre é que o aumento das taxas de juros se tornou um impeditivo para a recuperação efetiva das ações de shopping.
Entretanto, depois de muitas pesquisas e especulações, concluiu-se que, apesar da incerteza, os segmentos de alta renda ainda valem a pena e seguem representando seguridade. Isso acontece, principalmente, porque são estabelecimentos que atendem consumidores com maior poder aquisitivo, pois apenas estes continuam conseguindo manter o padrão de consumo.
Tentativas de recuperação
Desde o ano passado que o desespero para conseguir algum tipo de crescimento tem assolado os grandes empresários, ainda mais por conta da falta de perspectiva para o término efetivo da pandemia. Dessa maneira, algumas alternativas foram colocadas em prática e acabaram por promover um resultado relativamente significativo no período atual.
Com isso, os investimentos foram momentaneamente voltados para o setor alimentício, pois os estabelecimentos também são grandes centros de fast-foods e restaurantes. Isso ocorreu porque essas lojas foram as primeiras a retomarem a sua abertura a partir da flexibilização do isolamento, de onde também surgiu a dúvida para saber se as ações de shopping ainda valem a pena.
Cenário de inseguranças
Essas instituições empresariais evidenciaram sinais concretos de recuperação, pois já existe uma real circulação de pessoas e o aumento do número de vendas. Entretanto, os aluguéis voltaram com preços exorbitantes e que parecem desestimular os investidores.
Além disso, apesar da melhora da situação nas grandes cidades, os municípios do interior ainda estão sofrendo com a pandemia. Esse fato reforça a conclusão de que os segmentos de baixa renda ainda permanecem passíveis de gerar prejuízos financeiros.
Recomendações
Como dito anteriormente, os grandes estabelecimentos são os principais alvos de ações de shoppings que ainda valem a pena. Porém, é preciso ter cautela ao direcionar o seu dinheiro, pois os riscos podem acabar surgindo.
No entanto, continua possível concretizar um investimento no setor e ter lucratividade. Recomenda-se atualmente, então, empreender nos papéis do Iguatemi (IGTA3) e do Aliansce Sonae (ALSO3), pois estes conseguiram um relativo índice de recuperação, apesar do declínio dos anos anteriores.