A Nu Holdings Ltd. ou apenas “Nubank“, uma das maiores plataformas bancárias digitais do mundo e uma das principais empresas de tecnologia do mundo, anunciou hoje seus resultados financeiros do quarto trimestre e em 2021, causando uma grande decepção entre os investidores.
Resultados do Nubank
Desde sua grande oferta no ano passado na Bolsa de Valores de Nova York e em outras bolsas locais, as ações do Nubank caíram de US$ 12 por ação para menos de US$ 9 por ação.
Além disso, o lucro líquido (prejuízo) apurado da fintech foi de US$ 66,2 milhões, número 38,2% menor do que o registrado no quarto trimestre de 2020, US$107,1 milhões. O Nubank reportou lucro líquido ajustado (prejuízo) de US$ 3,2 milhões, quase 80% abaixo dos US$ 15,8 milhões do quarto trimestre de 2020.
Desse modo, o ano terminou em US$ 6,6 milhões, uma queda de US$ 20,2 milhões em relação aos US$ 26,8 milhões de 2020. No entanto, apesar desses problemas, os investidores parecem animados com o que a empresa detalhou em outros quesitos.
Nubank e número de clientes
O Nubank, apoiado pela Berkshire Hathaway Inc., de Warren Buffett, disse que suas contas de clientes cresceram 62%, para 53,9 milhões de pessoas, o que ajudou a impulsionar um aumento de 224% nas vendas em uma base cambial neutra. A empresa gerou um lucro líquido ajustado positivo de US$ 3,2 milhões, contra um consenso de prejuízo de US$ 30 milhões. Os depósitos cresceram 86%, para US$ 9,7 bilhões.
Além disso, apesar do ambiente econômico mais desafiador no Brasil no quarto trimestre, a taxa de inadimplência de crédito ao consumidor do Nubank ficou praticamente estável em 3,5%, alta de 0,1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. Desse modo, o Nubank continua a superar em muito o desempenho do setor, com a capacidade de obter participação de mercado de operadores digitalmente tímidos, mas de maneira lucrativa e com os protocolos de gerenciamento de riscos corretos.
Dominância de mercado
Em entrevista no início deste mês, o CEO e fundador do Nubank, David Velez, disse que a desaceleração da economia do Brasil pode dar ao Nubank uma oportunidade de ganhar participação de mercado, já que alguns players podem desistir em um ambiente mais arriscado.
Importante destacar que o Brasil continua sendo uma das sociedades mais desbancarizadas, fazendo com que o Nubank tenha uma enorme vantagem para lidar com esse mercado inexplorado.
“A Nu começou bem como uma empresa de capital aberto, como deixa claro nosso desempenho no quarto trimestre. As listagens da Nu na bolsa de valores, bem como o nosso programa NuSócios, também abriram as portas para que milhões de brasileiros fossem incluídos no mercado de capitais”, disse Vélez.
Em suma, mantendo sua orientação de longo prazo e colocando os clientes em primeiro lugar, a empresa está acelerando os esforços para construir o poderoso ecossistema da Nu, aprimorar nossa plataforma de banco digital e acelerar a expansão em nossos novos mercados geográficos para melhorar o acesso financeiro para muitos brasileiros.