As ações da Amazon subiram nesta sexta-feira (04/02) para seu maior ganho em apenas um dia desde 2015, depois que a empresa anunciou um aumento de 17% no preço de seu popular plano de assinatura, chamado “Prime Vídeo”.
As ações subiram 13,5%, para US$ 3.152,79, adicionando cerca de US$ 190 bilhões ao valor de mercado da Amazon, com Wall Street saudando o anúncio do preço Prime e os ganhos impulsionados pela força de sua unidade de computação em nuvem e sua participação na fabricante de carros elétricos Rivian.
Entendo o caso
Anteriormente ao aumento, as ações da empresa caíram quase 8 por cento no pregão de quinta-feira (03/02), depois que o setor de tecnologia mergulhou em uma queda desencadeada pela Meta, dona do Facebook, que perdeu cerca de US$ 200 bilhões em valor de mercado.
A Amazon disse na quinta-feira que o custo de uma assinatura Prime aumentou de US$ 119 para US$ 139 por ano, em parte devido ao aumento dos “custos salariais e de envio” em sua rede de atendimento.
O CFO Brian Olsavsky disse que a Amazon registrou alto absenteísmo de funcionários devido à variante Omicron do coronavírus. “Em alguns casos, você está pagando duas a três vezes mais pela mesma hora de trabalho”, disse ele.
Citando tensões semelhantes, ele previu vendas abaixo do esperado para o trimestre, entre US$ 112 bilhões e US$ 117 bilhões, enquanto Wall Street esperava que as vendas ultrapassem US$ 120 bilhões.
Assinatura Prime
O aumento de preço para membros Prime nos EUA entrará em vigor no final deste mês ou em março. Este é o terceiro aumento de preço da Amazon desde o lançamento do Prime em 2005.
A empresa não comentou se aumentará os preços em outros mercados internacionais. No quarto trimestre, a receita de serviços de assinatura, incluindo assinaturas Prime, foi de US$ 8,1 bilhões, um aumento de 15% ano a ano.
Um ex-executivo da Amazon descreveu o aumento do preço do Prime como um “movimento muito perigoso” para agradar o mercado à custa dos consumidores.“A Amazon tem muitos efeitos de rede, tem Prime Video e Alexa e todas essas coisas que estão vinculadas à associação Prime”, disse Guru Hariharan, executivo-chefe da plataforma de gerenciamento de comércio eletrônico CommerceIQ. “Mas isso vai começar a testar isso.”
Desempenho da Amazon
Os ganhos da Amazon mostraram um forte crescimento na computação em nuvem, com a Amazon Web Services relatando um aumento de 40% na receita ano a ano. Sem a receita da nuvem, o prejuízo operacional seria de US$ 1,8 bilhão.
Além disso, o lucro líquido do quarto trimestre foi de US$ 14,4 bilhões, incluindo um ganho de avaliação antes dos impostos de US$ 11,8 bilhões de um investimento na Rivian que abriu seu capital no final do ano passado.
O crescimento trimestral da receita da Amazon ficou em linha com as expectativas, subindo 9% ano a ano, para US$ 137,4 bilhões. O lucro operacional, fortemente impactado pelo aumento dos custos com pessoal e outras pressões relacionadas à Covid, caiu 49% em relação ao mesmo período de 2020, para US$ 3,5 bilhões.