A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável por revestir todo o corpo e por protegê-lo de agressões e traumas. Além disso, a pele possui função estética, sendo assim, muitas pessoas buscam deixar a pele sempre com o melhor aspecto possível, e isso se torna um problema quando há presença de acne. Você já ouviu falar em acne grau 3? Veja como tratar corretamente.
As espinhas incomodam muitas pessoas, especialmente quando eles surgem inesperadamente antes de um compromisso importante. Apesar de atingir comumente os adolescentes, a acne também pode surgir em adultos. Portanto, é preciso ser cauteloso e cuidar bem da pele para manter a saúde em dia. As acnes são divididas de acordo com sua gravidade, veja aqui como tratar a acne grau 3 corretamente.
O que é acne?
A acne, também denominada dermatose, é um tipo de inflamação causada pela produção de sebo em excesso pelas glândulas sebáceas. Isso faz com que a oleosidade da pele aumente, para favorecer o acúmulo de sujeira e a obstrução dos poros. Assim, as bactérias se proliferam e surgem as acnes e cravos.
A inflamação da pele que as acnes causam pode ocorrer de forma mais leve e superficial, bem como pode atingir as camadas mais profundas da pele, deixando, inclusive, algumas manchas.
Tipos de acne e como tratar
Como as acnes podem surgir de diversas formas e em diferentes níveis de profundidade, elas são classificadas em diferentes graus. Veja abaixo quais são eles:
Acne grau 1
Sendo assim, a acne mais comum é aquela que se manifestada no período da adolescência, geralmente, em torno dos quinze anos. Esse tipo de espinha é pequeno e costuma aparecer na região de testa, nariz e bochechas. Como ela está intimamente associada às alterações hormonais, não é produzido pus.
Para tratar a acne grau 1 você pode recorrer a loções tópicas ou cremes que sejam específicos para esse tipo de problema. Mas não se esqueça de que o ideal é sempre buscar as orientações de um dermatologista.
Acne grau 2
A acne grau 2, ou espinha, como as pessoas, costuma chamar. Causa erupções na pele com a presença de uma secreção purulenta. Ela possui formato arredondado, é mais rígida e possui cor avermelhada, inclusive, pode ser dolorosa. Esse tipo de acne surge devido à inflamação das glândulas sebáceas e à proliferação de microrganismo na área afetada.
Para tratar esse tipo de acne não se deve, de forma alguma, espremer as espinhas. O ideal é procurar um dermatologista, que pode indicar o uso de antibióticos para resolver o processo inflamatório.
Acne grau 3
Então, a acne grau 3, também chamada nódulo-cística, é bastante dolorosa e palpável. Ela pode surgir tanto em adolescentes quanto durante o período menstrual. Para saber que esse tipo de acne surgiu na pele, basta identificar a presença interna dos nódulos que, geralmente, afetam o rosto, as costas e o tórax.
Como tratar acne grau 3
Para tratar a acne grau 3 você não deve espremer o nódulo em hipótese alguma, a fim de que a inflamação não aumente. Além disso, recorra ao dermatologista quanto antes para que ele prescreva os antibióticos e realize uma avaliação do seu caso.